Buscar

doença falciforme

como tratar.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Denomina-se de doença falciforme ao conjunto de doenças provocadas pela presença de uma hemoglobina anômala nos glóbulos vermelhos.

Visto isso, faz-se importante salientar ainda que a hemoglobina consiste na proteína que atua no transporte de oxigênio aos tecidos, estando presente nos glóbulos vermelhos do sangue.

A doença falciforme consiste em uma doença hereditária que é ocasionada pela mudança no gene da hemoglobina, produzindo a hemoglobina S.

As pessoas afetadas pela doença possuem a forma de suas hemácias alterada, na forma de foice, o que dificulta sua passagem pelos vasos sanguíneos e compromete a oferta de oxigênio aos tecidos.

O tratamento ocorre a partir da prevenção de situações que levam à modificação da forma das hemácias.

1
Dislike0
User badge image

Manoel Luiz Pinto de Souza Souza

Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção. A equipe é formada por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, dentistas, etc. Além disso, as crianças devem ter seu crescimento e desenvolvimento acompanhados, como normalmente é feito com todas as outras crianças que não têm a doença.
0
Dislike0
User badge image

Sandra Simplicio

O tratamento depende da gravidade

Os tratamentos incluem medicamentos, transfusões de sangue e, raramente, transplante de medula óssea.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais