Buscar

O que é responsabilidade segundo Hannah Arendt ?

💡 2 Respostas

User badge image

karina schuwartz

Conhecida como “a pensadora da liberdade”, Hannah Arendt nasceu em 1906, em Hannover, na Alemanha. Viveu as grandes transformações políticas do século XX e a todas reagiu com uma reflexão profunda e duradoura. Estudou em Berlim, em Paris e fugiu para Nova York em 1941. Ficou exilada até 1951, quando conseguiu cidadania americana e recuperou seus direitos políticos. Começou então uma carreira acadêmica que duraria até sua morte, marcada pelo combate aos regimes totalitários, pela defesa dos direitos individuais e da família e contra a “sociedade de massas” e os crimes contra a pessoa.
Também conhecida como “teórica do inconformismo”, Hannah Arendt defendeu os direitos dos trabalhadores e a desobediência civil. Ela morreu em 1975, em Nova York.
O pensamento autônomo é uma das questões centrais na filosofia de Hannah Arendt e está no centro da atual crise econômica e de representação política. O comportamento irresponsável dos bancos, de tomada excessiva de riscos visando apenas o lucro, sem pensar no que poderia acarretar para o resto dos negócios e mesmo para o resto da sociedade, causou a crise econômica que estamos vivendo com mais profundidade desde 2008 e também a crise de representatividade – que agora bate no Brasil,  mas que já bateu na Europa, quando os governos abriram os cofres para salvar esses bancos, em detrimento do bem-estar social. Hoje, os grandes bancos norte-americanos já se recuperaram, apresentando lucros em excesso, mas a crise social continua. E o comportamento indiferente dos bancos não mudou.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O pensamento de Hannah Arendt é um dos mais importantes quando estamos tratando da filosofia contemporânea e muito tendo em vista o seu contexto cultural e histórico, ligado aos horrores da Segunda Guerra Mundial, ela escreve longamente sobre a prática da filosofia moral, a ação do mau e a responsabilidade humana.

Seu pensamento sobre a responsabilidade está relacionada com a obrigação humana de agir tendo em vista todas as consequências desta ação, já que é somos livres para escolher quais caminhos e decisões percorrer, os efeitos destas escolhas precisam ser pensados, principalmente aquelas que afetam outras pessoas de modo direto.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais