Buscar

imunidades e normas gerais de direito tributário

O que se entende por normas gerais em matéria tributária? Normas que instituem responsabilidade tributaria, inclusive solidariedade e substituição tributária, devem ser instituídas por lei complementar ou podem ser instituidas por lei ordinária? Podem os Estados tratar de responsabilidade tributária do ICMS por convênio CONFAZ? Analisar as clausulas oitava e nona do Convenio ICMS n 52 de 2017.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Muitos estudantes de direito consideram o direito tributário como sendo a área mais complexa e enfadonha de todo o curso, principalmente por seu caráter extremamente técnico. Entretanto, o direito tributário segue uma série de normas que organizam a relação entre quem está contribuindo e quem está recebendo os tributos, o fisco.

As clásulas oitava e nona do ICMS, por exemplo, estabelecem a responsalidade dos contribuintes e como o regime de tributação deve ocorrer. A cláusula nona estabelece todos os tipos de ocasião em que não é possível que as diretrizes das normas regentes se coloquem como regras a ser seguidas, tendo em vista que estas situações requerem outras normas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais