Buscar

Eu preciso de um resumo completo falando tudo sobre a História da Idade Média Ocidental?

💡 4 Respostas

User badge image

Thais Magno

A idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média estendeu-se do século V ao X. Foi a época de consolidação, na Euroa Ocidental, do feudalismo, sistema socioeconômico predominante na era medieval. No Oriente, porém, em vez da descentralização política feudal, o período foi marcado por dois fortes impérios: o Bizantino e o Árabe.

A Baixa Idade Média vai do século XI até o fim do período medieval, no século XV. É quando o feudalismo chegou ao auge e entrou em decadência. Lentamente, ele começou a sofrer transformações que só se concluiriam na Idade Moderna, quando seria substituído, no campo político, pelas monarquias nacionais e, no econômico, pelo sistema mercantilista.
Por séculos, a Idade Média foi tida como uma época de insignificante desenvolvimento científico, tecnológico e artístico. Essa visão nasceu durante o Renascimento, no século XVI, quando o período medieval foi apelidadeo de Idade das Trevas.

7
Dislike0
User badge image

José Ailton da Silva

aprimoraram e resgataram a importância e a valorização do corpo. Assinale a alternativa que representa os grandes marcos desse período.


a ) O surgimento das primeiras universidades, de novos estilos artísticos, da ciência, da física e da astronomia.


b ) O desenvolvimento de conhecimentos relacionados a Deus.


c ) O desenvolvimento da ciência e da filosofia e os conhecimentos sobre Deus.


1
Dislike0
User badge image

GISLANIA ANDREIA FERREIRA

.


No que tange à Idade Média, é quase impossível não se lembrar daquela antiga definição que costuma designar esse período histórico como sendo a “idade das trevas”. Esta representa um período de dez séculos da história da civilização ocidental em que toda a sua organização social, política e econômica emanava de uma ordem transcendente ao mundo. Em relação à construção do eu durante a Idade Média, leia as proposições abaixo sobre as características deste período:


I. Na Idade Média haveria uma ordem absoluta, representada por Deus e Seus legítimos representantes na terra: a Bíblia e a Igreja.

II. O homem medieval vivia em um mundo em que tudo fazia parte de um todo perfeito disposto por Deus, mas tinha liberdade para tomar decisões referentes à própria vida.

III. Cada homem ocuparia um lugar específico na grande engrenagem da criação divina e estaria submetido à obrigação de realizar suas funções, não podendo escapar delas.

IV. O texto ‘O corpo social’ de John of Salisbury, apresenta a concepção de uma relação orgânica e interdependente entre todos os seres. Em um universo, assim organizado e descrito, o homem não era, propriamente, um sujeito.

V. O homem da Idade Média achava-se desprovido de privacidade, pois sempre estaria diante da onipresença e onisciência de Deus.


Está correto o que se afirma em:(8 Pontos)

II, III e IV.


I, III, IV, V.

I, III, V.

I, II, III, IV.

I, II, IV.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais