Buscar

Atividade II de Planejamento estrategico UNINGA, alguem já fez

1. O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta indispensável para as empresas de todos os portes e setores, tendo em vista os tempos de crise econômica, quando cresce a competitividade e a necessidade de se destacar em seu mercado de inserção. Para uma correta elaboração de um planejamento estratégico empresarial devemos considerar alguns passos, dentre eles: I. Analisar e alinhar as oportunidades observadas no ambiente interno com as condições externas da empresa, com o intuito de alcançar os objetivos traçados e melhorar os resultados planejados. II. Imaginar o todo, e isso é possível por meio de alguns questionamentos como: Quem somos? Qual a nossa missão? Onde queremos chegar? Essas perguntas são fundamentais para definir a identidade organizacional, ( Missão, Visão e Valores) que conduzirão o negócio. III. Traçar e recolher o máximo de informações sobre o mercado de atuação da empresa, juntar uma análise de mercado, uma análise do crescimento, concorrentes e setores, e oportunidades do mercado que podem ser exploradas. IV. Definir os objetivos e estratégias partindo da Análise de Cenários da empresa, depois traçar os objetivos que se pretende alcançar e por fim quais as Estratégias serão utilizadas para se conseguir o sucesso esperado. Estão corretas apenas:

II, III e IV

II e III

I, II e III

I, II, III e IV

II e IV

2. O planejamento estratégico não deve ser considerado somente como uma prova dos anseios de uma empresa, de onde ela pretende chegar, mas sim, o que também deve ser feito para transformar tais perspectivas em realidade. E isso envolve tanto a identificação de fatores competitivos de mercado e potencial interno para atingir metas, como o acompanhamento sistemático de suas ações, afinal, o planejamento estratégico visa conhecer melhor a empresa e: I. Os seus concorrentes diretos. II. As suas forças e também suas fraquezas. III. As oportunidades e as ameaças do mercado. IV. As expectativas dos donos, acionistas, gestores, colaboradores e dos clientes. Estão corretas apenas:

II e III

II e IV

I, II e IV

I, II, III e IV

I, II e III

3. O planejamento estratégico implica não apenas em uma análise interna das competências, mas também na avaliação dos resultados que foram alcançados e sua aceitação às novas configurações da realidade no que diz respeito ao mercado, consumidores e stakeholders. Nesse contexto, podemos definir como Stakeholders

Pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento nele, parte interessada ou interveniente, ou aquele que participa

Pessoa ou grupo de pessoas que tem direitos em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento nele, parte interessada ou legalmente formalizada, aquele que participa socialmente dessas empresas.

Pessoa ou grupo empresarial que tem parceria em uma empresa, negócio ou indústria, devendo ter feito um investimento nele, é parte interessada ou mantenedora, ou aquele que participa economicamente.

Grupo de pessoas que tem relação direta com uma empresa, negócio ou indústria, tendo feito um importante investimento nele, sendo parte interessada ou interveniente, ou aquele que participa dos lucros.

Pessoa que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, e não havendo feito nenhum investimento nele, trabalha voluntariamente, é parte interessada ou comprometida, é aquele que participa como voluntário.

4. Uma empresa pode ser considerada competitiva desde que consiga diferenciar-se num determinado mercado, ou seja, se colocar numa situação de vantagem à frente de seus concorrentes. Para que isso aconteça se faz necessário um Planejamento Estratégico Empresarial de qualidade para que se alcancem os objetivos de forma satisfatória. Lembremos que toda empresa tem um objetivo principal, que pode ser alcançado com estratégias em produzir com menos custos e obtendo o maior rendimento possível. Com base neste contexto, é correto afirmar que: I. Toda empresa (pública ou privada, com ou sem fins lucrativos) tem como objetivo principal gerar lucros. II. O principal objetivo de qualquer empresa, com fins lucrativos, é obter o maior retorno possível sobre o capital investido. III. As empresas devem utilizar-se de todas as ferramentas disponíveis para estar à frente de seus concorrentes. IV. Obter maiores margens e fatias de mercado é sem dúvida o maior objetivo de qualquer empresa. Estão corretas apenas:

II e III

II e IV

I, II e III

I, III e IV

I, II, III e IV

5. Lembremos que o que determina a importância do planejamento estratégico é o impacto de toda a empresa nas decisões. Ele é superior e cumpre o papel de informar todos os outros planos da organização. É, portanto, uma espécie de mestre condutor de todos os planos de ação, em que devem ser levados em consideração vários benefícios, e assim, percebe-se o quão é relevante para o sucesso de uma empresa um planejamento estratégico bem elaborado e bem executado. Dentre estes benefícios podemos considerar: I. Permitir a identificação, priorização e exploração de oportunidades, e melhorar a coordenação e controle de atividades. II. Minimizar os efeitos de condições adversas e de mudanças, e permitir uma visão objetiva dos problemas gerenciais. III. Ajudar a integrar o comportamento das pessoas ao esforço global e encorajar atitudes favoráveis frente às mudanças. IV. Promover uma abordagem individualista, focada e racionalizada para atacar problemas e oportunidades. Estão corretas apenas:

II e IV

I, II e III

I, II, III e IV

I, III e IV

II e III

6. O planejamento estratégico que se conhece hoje, surgiu no início da década de 70. Nas décadas de 50 e 60 os administradores empregavam um planejamento mais operacional, uma vez que o crescimento de demanda total estava controlado, e era pouco provável que mesmo um administrador inexperiente não fosse bem sucedido no negócio. Nesse contexto, podemos definir PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO como:

Previsão, para estar preparado e atender exatamente à demanda futura.

Operação com decisões futuras que não dependem das decisões presentes.

Uma caixa de mágicas e um amontoado de técnicas, pois planejar e quantificar.

Processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades do mercado.

Tentativa de eliminar os riscos, para que esses não existam e que não tenham de ser assumidos.

7. A Análise de Cenários é que irá fundamentar as estratégias da empresa, por isso ela é de extrema importância na concepção do Planejamento Estratégico. Sua principal função é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida. Em seguida, identificam-se os fatores futuros que são passíveis de ocorrer, possibilitando-se visão mais clara do cenário atual e permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e precisa. É importante destacar que sua principal função não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo. A análise de cenários pode ser feita de várias maneiras e através de diversos modelos e ferramentas, e dentre essas maneiras e modelos temos os cenários:

Virtual, Real e Digital.

Negativo, Neutro e Positivo.

Negativista, Realista (Atualizado) e o Positivista.

Pessimista, Esperado (Realista) e o Otimista.

Passado, Presente e Futuro.

8. Com a constante mudança dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores sobre os quais os administradores das empresas deverão concentrar maior a atenção, fatores esses que deverão alertar as empresas para a utilização e aperfeiçoamento de seu Planejamento Estratégico. Como exemplos desses fatores temos: I. O alto custo do petróleo e o protecionismo internacional. II. O reduzido crescimento econômico e a globalização. III. A regulamentação governamental e a inflação. IV. A superprodução de alguns recursos. Estão corretas apenas:

I, II, III e IV

I, II e III

II e III

II e IV

I, III e IV

9. De modo geral, pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar ideias com relação a um certo tema e estipular objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado. O sentido de Planejamento Estratégico, ou mesmo o conceito mais amplo de Estratégia sempre estiveram presentes na atividade empresarial, ainda que de forma simples e não sistemática e não há forma melhor para se definir Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico do que

Conhecer as mudanças do próprio negócio e as dificuldades dos mercados concorrentes; Procurar alternativas para o futuro e se preparar para os problemas; Saber explorar as ferramentas e processos disponíveis, e assim alcançar resultados variáveis.

Conhecer a natureza do ambiente de negócios e as oportunidades dos mercados emergentes; Promover mudanças no futuro e se preparar para aplicá-lo; Saber aproveitar as ameaças e fragilidades, e assim encontrar medidas cabíveis.

Conhecer as fraquezas do próprio negócio e as potencialidades dos recursos da empresa; Provocar mudanças no futuro e se preparar para enfrentá-lo; Saber ignorar as ameaças e oportunidades, e assim encontrar opções favoráveis.

Conhecer a mudança do cenário atual e as especialidades dos mercados concorrentes; Procurar visualizar o momento e se preparar para mudá-lo; Saber diferenciar as ameaças e dificuldades, e assim encontrar saídas variáveis.

Conhecer a natureza do próprio negócio e as potencialidades dos mercados e da empresa; Procurar visualizar o futuro e se preparar para enfrentá-lo; Saber detectar ameaças e oportunidades, e assim encontrar saídas viáveis.

10. O Planejamento estratégico é um processo gerencial que possibilita estabelecer um direcionamento a ser seguido por uma empresa e com ele pode-se conseguir uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, portanto, para que uma empresa conquiste e retenha clientes satisfeitos ela deverá estar sempre pronta e disposta a adaptar-se ao mercado em sua contínua mudança e para isso, o planejamento estratégico auxilia nessas ações. Nesse contexto, é correto afirmar que:

Planejamento Estratégico tem relação com uma gama de objetivos para a execução de planos de ação para organização, levando em conta as condições internas e exclusivas à empresa e sua situação passada.

Planejamento Estratégico tem como razão a visão de fatos e metas para a valorização de planos de ação e para seu sucesso empresarial, levando em conta as situações internas e externas para empresa e sua valorização de mercado.

Planejamento Estratégico tem relação com a definição de recursos para a execução de propostas viáveis e para suas soluções, levando em consideração as variáveis externas à empresa e sua evolução inesperada.

Planejamento Estratégico tem ligação com a falta de objetivos para a empresa como programas de ação e sua evolução, levando em pauta as variações internas e externas da empresa e sua atuação planejada.

Planejamento Estratégico tem relação com a definição de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em consideração as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

💡 15 Respostas

User badge image

Larissa Ximenes

1- 2,3 e 4
2- 1,2,3 e 4
3- Pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento nele, parte interessada ou interveniente, ou aquele que participa
4- 2 e 3
5- 1,2 e 3
6- Processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades do mercado
7- Pessimista, Esperado(realista) e o otimista
8- 1,2 e 3
9- Conhecer a natureza do próprio negócio e as potencialidades dos mercados e da empresa; procurar visualizar o futuro e se preparar para enfrentá-lós; saber detectar ameaças e oportunidades, é assim encontrar saídas viáveis
10- Planejamento Estratégico tem a relação com a definição de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em consideração as condições internas e externas a empresa e sua evolução esperada
14
Dislike0
User badge image

Thais Luiza

1- 2,3 e 4

2- 1,2,3 e 4

3- Pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento nele, parte interessada ou interveniente, ou aquele que participa

4- 2 e 3

5- 1,2 e 3

6- Processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades do mercado

7- Pessimista, Esperado(realista) e o otimista

8- 1,2 e 3

9- Conhecer a natureza do próprio negócio e as potencialidades dos mercados e da empresa; procurar visualizar o futuro e se preparar para enfrentá-lós; saber detectar ameaças e oportunidades, é assim encontrar saídas viáveis

10- Planejamento Estratégico tem a relação com a definição de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em consideração as condições internas e externas a empresa e sua evolução esperada

5
Dislike0
User badge image

Josi Karf

7. A Análise de Cenários é que irá fundamentar as estratégias da empresa, por isso ela é de extrema importância na concepção do Planejamento Estratégico. Sua principal função é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida. Em seguida, identificam-se os fatores futuros que são passíveis de ocorrer, possibilitando-se visão mais clara do cenário atual e permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e precisa. É importante destacar que sua principal função não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo. A análise de cenários pode ser feita de várias maneiras e através de diversos modelos e ferramentas, e dentre essas maneiras e modelos temos os cenários:

Virtual, Real e Digital.

Negativo, Neutro e Positivo.

Negativista, Realista (Atualizado) e o Positivista.

*Pessimista, Esperado (Realista) e o Otimista.[correto]

Passado, Presente e Futuro.


4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais