Buscar

7) de um exemplo apontando nele as diferenças do pensamento objetivismo e subjetivismo axiológico?

💡 3 Respostas

User badge image

Jean Paolo Martins de Oliveira

Faltou a nobre colega Karla explicar o objetivismo... E no objetivismo a causa do conhecimento é a relação do sujeito com a realidade porque se não houvesse um ambiente com coisas pra se interagir nós não teríamos nada pra aprender ou saber!
A forma mais simples de demonstrar isso é o exemplo da "árvore solitária": costuma-se perguntar aos novatos em teoria do conhecimento se "quando uma árvore cai na floresta sem que ninguém a veja, será que ela caiu?"
Como para o subjetivista o conhecimento começa no sujeito, eles logo assumem que a árvore não caiu porque não há ninguém para verificar o fato... O que é absurdo tanto se considerarmos que o conhecimento começa na linguagem/mente (nominalismo) quanto se considerarmos que fatos não dependem de observadores (objetivismo), afinal cada objeto é o que é independente de como você o percebe, de como seus sentidos funcionam ou de como você se sente em relação às coisas!
A grande questão aqui, na verdade, é se o conhecimento que temos das coisas corresponde bem ou não às coisas como elas são. Mas, só pra constar: o universo está aí há muito mais tempo do que nós e acontece um bocado de coisas sem que nenhum de nós esteja por perto. ;-)
2
Dislike0
User badge image

Karla .

Subjetivismo e Objetivismo são correntes filosóficas pertencentes ao campo da Teoria do Conhecimento, que buscam explicar se a origem do conhecimento encontra-se no sujeito ou no objeto e como se dá a relação existente entre ambos. 


Para o subjetivismo, o sujeito determina o objeto, ou seja, a realidade se fundamenta e se encerra unicamente no indivíduo que se relaciona, interpreta, percebe, sente e compreende o mundo a partir de seu próprio eu (com seus conhecimentos, sentimentos, memórias, ideias e particularidades, e bagagens em geral) e, portanto designa uma experiência particular entre sujeito e realidade


Para os subjetivistas: “Não há objetos independentes da consciência, pois todos os objetos são partes desta, produtos do pensamento” (HESSEN, p.92, 1987).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais