Buscar

Alguém tem as respostas da apol 2 fase 1. Comportamento empreendedor?

💡 1 Resposta

User badge image

juliano jz

Diante da escassez de matérias primas e a preocupação com a preservação ambiental, as empresas passaram a incorporar os conceitos de sustentabilidade em sua estratégia de negócios. Logo, o desenvolvimento local sustentável é visto como um projeto de longo prazo e para que uma empresa possa sobreviver no mercado deverá compreender conceitos de sustentabilidade.

Considerando o texto acima, conclui-se, com base no conceito de desenvolvimento local sustentável, que

A Para ser um empreendimento sustentável, é preciso que a consciência venha primeiro da sociedade para depois do papel do empreendedor, que acaba sendo vitima do consumismo.

B Um empreendimento sustentável tem preocupações com o impacto que suas ações geram ao meio ambiente, a sociedade e a utilização de recursos renováveis e não renováveis.

CPara ser sustentável, a estratégia do negócio precisa ser distinta da responsabilidade social e do cuidado com o meio ambiente, são coisas completamente diferentes.

DUm empreendimento sustentável deve ter a consciência de que precisa atingir seus objetivos sem incorporar o DSL em seu plano de negócios, apenas quando o apelo vier da sociedade.

EUm empreendimento pra ser considerado sustentável deve ser algo opcional nos mercados globalizados, desobrigando o empreendedor a mudar de paradigma.


----------------------------------------------------

Maria Clara é moradora de uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes situada a 25km da capital do seu estado. Desde jovem, sempre sonhou em ter o seu próprio negócio. Hoje, aos 35 anos de idade, acredita que poderá colocar em prática o seu desejo de abrir uma casa de festas pois conhece muito bem sobre o assunto e, já frequentou inúmeras festas desde então, estando acostumada com as características desse ramo de atividade.



A partir das informações anteriores, avalie as afirmações abaixo que versam sobre o planejamento na caminhada empreendedora.



 I. Independentemente do conhecimento de Maria Clara, ela deve realizar uma pesquisa para conhecer o mercado consumidor, para depois formatar um plano de negócios.



 II. Por mais que o empreendedor tenha o domínio do assunto sobre o negocio em que pretende entrar, ele deve ter claro quem são o seu público alvo e o mercado em que vai competir.



 III. Maria Clara já detém conhecimento prévio desse ramo de atividade e formou seu conhecimento com base em opiniões e percepções pessoais, além de ter vivenciado na prática.



 IV. As informações de pessoas próximas e que tem experiência no segmento ou setor, é a forma mais barata e rica em informações para que o empreendedor decida sobre o seu negócio.

É correto o que se afirma em

A I e II apenas

BI e III apenas 

CIII e IV apenas

DI, II e IV apenas

EII, III e IV apenas


--------------------------------------------

Eduardo está pensando seriamente em abrir o seu próprio negócio. Após trabalhar 15 anos em uma empresa multinacional de auto peças, decidiu se desligar para encarar um novo desafio. Agora já mais experiente, pretende abrir uma loja própria e trabalhar com peças e acessórios automotivos. Considerando-se que existem basicamente dois tipos de empreendimentos, um motivado pela necessidade e o outro por oportunidade, resta a Eduardo ter conhecimento de alguns pressupostos da caminhada empreendedora.



Considerando esse contexto, avalie as afirmações que versam sobre a caminhada empreendedora:



 I. É preciso ter conhecimento do negócio por meio de pesquisas pela internet, jornais, revistas, tudo precisa ser muito bem organizado e estruturado.



 II. Eduardo precisa estruturar e sistematizar o negócio por meio de um planejamento, detalhando suas intenções e objetivos.



 III. Eduardo tem em mãos uma grande oportunidade pois as informações estão disponíveis em todos os lugares e todas são confiáveis.



 IV. É inerente que Eduardo busque novas trilhas, ou seja, muito do que ele planejar poderá não acontecer, logo, deverá se redescobrir dia a dia.

É correto o que se afirma em

AI e II apenas

BI e III apenas

CIII e IV apenas

DI, II e IV apenas

EII, III e IV apenas


----------------------------------------------

O empreendedor, antes de mais nada, precisa ter em mente que o seu empreendimento trará consequências para a sociedade em geral, bem como para o meio ambiente. Nesse sentido, pensar o futuro é estar consciente de seu papel na sociedade, de maneira ética, com respeito aos valores como solidariedade, cooperação, comprometimento, inclusão e retorno econômico e social.

O texto acima apresenta algumas características do empreendedor sustentável, com base nisso, a melhor definição para o conceito é:

AAquele que planeja e desenvolve o seu empreendimento com base em matérias primas recicláveis, que reutiliza água, recicla materiais e que vende produtos com selo de qualidade.

BAquele que adquire matérias primas de fornecedores devidamente certificados ambientalmente e com selos de garantia sobre seus produtos conforme legislação vigente.

CAquele que pensa sempre de forma holística, ou seja, empreendem com foco na conservação ambiental, na eficiência econômica e na equidade social, elementos que estão interrelacionados.

Você acertou!

DO empreendedor sustentável é aquele que exige dos seus parceiros a certificação verde de produtos independentemente da sustentabilidade dos seus negócios.

EÉ aquele que produz para o consumo da sociedade pois sabe que o desenvolvimento e o consumismo andam juntos, e a demanda de produção necessita ser atingida.


-----------------------------------------

O empreendedor sustentável é aquele que sabe empreender respeitando o meio ambiente, gerando emprego e renda e acima de tudo, cuidando da preservação do meio ambiente. Na prática, é algo extremamente difícil e complexo pois o principal objetivo de uma empresa é o lucro. Os desafios inerentes a esse novo perfil de empreendedor do século XXI são grandes e todos nós temos uma parcela de contribuição a dar nesse processo.

Com base nessas informações, assinale a única alternativa que apresenta o maior desafio do empreendedorismo sustentável:

AO desafio proposto a esse novo estilo de empreender envolve uma mudança completa de valores, de comportamentos, de atitudes dos seres humanos e da sociedade.

BO desafio a ser superado é saber como e onde encontrar parceiros que sejam devidamente certificados com selos ambientais e de qualidade pois as empresas brasileiras não seguem a legislação ambiental.

CEmpreender de forma sustentável, tem como desafio ganhar dinheiro com seu empreendimento independentemente do bem estar coletivo e ainda suportar as criticas da sociedade.

DO empreendedorismo sustentável tem como desafio produzir mais preservando os recursos existentes, mesmo sabendo que a grande maioria dos recursos são inesgotáveis.

EO desafio está no fato de que os concorrentes de modo geral produzem seus produtos ou oferecem seus serviços sem observar os aspectos ambientais e sociais, logo, o empreendedor precisa fazer o mesmo.


--------------------------------------------------

Após prospectar o mercado em busca de oportunidades, finalizar o plano de negócios, conseguir capital disponível para a abertura do empreendimento, Laura então vê, na prática, a sua casa de chás em funcionamento. Porém, a resposta do mercado foi muito abaixo do esperado e agora ela precisa avaliar os acontecimentos para tentar identificar as principais causas desse insucesso.

Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação aos questionamentos que Laura precisa fazer:

(  ) Analisar quais as principais mudanças que o mercado consumidor está passando e as influências no seu empreendimento.

(   ) Avaliar qual a influência exercida pelas estratégias de marketing e mensurar os seus efeitos no mercado.

(  ) Entender o motivo pelo qual o mercado consumidor  demonstrou interesse no consumo de chás anterior a abertura do empreendimento, sendo isso a única causa do fracasso do empreendimento.

(  ) Avaliar se a escolha do produto (chá, insumo) não agradou os clientes e sendo isso o fator único e determinante para o insucesso empreendimento.

Agora marque a sequência correta

AF, F, V e V

BF, F, F e V

CF, V, V e F

DV, V, F e F

EV, V, V e V


----------------------------------------------

Os recém casados Felipe e Adriana decidiram abrir o seu próprio negócio. Depois de realizarem uma ampla pesquisa de mercado constataram que na sua região não havia uma loja especializada em produtos agrícolas. Com base no plano de negócios elaborado por eles, agora a questão a ser avaliada é o capital financeiro. Felipe e Adriana não dispõem de dinheiro suficiente para a abertura do negócio e precisam recorrer a financiamentos para poder viabilizar o empreendimento.

Considerando que esses empreendedores precisarão buscar financiamentos ou sócios, avalie as afirmações a seguir:

 I. Felipe e Adriana terão a opção de se endividarem e pagarem mensalmente o empréstimo feito junto ao banco, isso significa, financiar a realização da própria ideia.

 II. Felipe e Adriana poderão recorrer ao chamado capitalista de risco, uma modalidade considerada segura, já que o investidor não atua operacionalmente no negócio.

 III. É possível que Felipe e Adriana tenham que abrir mão do sonho de serem donos do próprio negócio e, nesse caso, poderão sair em busca de um sócio.

 IV. Caso Felipe e Adriana optem por um capitalista de risco, terão ganhos significativos, já que esse tipo de investidor não participa diretamente da administração do negócio e nem exige informações sobre a performance do empreendimento.

É correto o que se afirma em

AI e II apenas

BI e III apenas

CIII e IV apenas

DI, II e IV apenas

EII, III e IV apenas


espero ter ajudado...

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais