Buscar

Disturbios circulatorios - Hiperemia e Edema Quais as forças (pressões) que regulam o fluxo sanguíneo?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcio Henrique Pierobon Martins

Thayla, um médico e físico francês chamado  Jean Louis Marie Poiseuille estudou a vasão de água em tubos como modelo do sangue circulando em vasos. Suas conclusões foram que, sobre o fluxo em tubos, agem a pressão resultante e o raio do tubo proporcionalmente e o raio e a viscosidade do líquido inversamente proporcional.

Devemos levar em consideração que a pressão resultante não é pura e simplesmente a pressão hidrostática exercida pela bomba (i.e. o coração), mas sim a interação de 4 pressões distintas, duas tendendo a expurgar o líquido do vaso e duas a mantê-lo dentro. São elas, respectivamente, pressão hidrostática sanguínea provida pelo coração, pela resistência e pela complacência dos vasos e pressão oncótica dos fluidos extravasculares, bem como pressão hidrostática dos fluidos extravasculares (alguns autores consideram nula) e pressão oncótica plasmática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais