Buscar

Me explique morfemas livre, preso e dependentes;

💡 1 Resposta

User badge image

claudia cioccari

Morfemas Livres- " São aquelas que podem constituir, isoladas, um enunciado suficiente para informação.". Que podem ser compreendidas se ditas, lidas, ou escritas, isoladamente. Que, mesmo sozinhas, possuem sentido completo.

As formas livres mínimas, com as quais vamos trabalhar, são aquelas que não excedem a quantidade do vocábulo.


ex: socorro , perigo

Morfema Preso - "Aquelas que não são suficientes para, sozinhas, constituírem um enunciado.". Só podem funcionar, então, quando ligadas à outras, as quais trabalharemos, No caso os afixos.



Os prefixos [re][pré][per], que, sozinhos, não possuem significados, necessitando, assim, de outras palavras às quais, juntos, formarão enunciados


-> [re]fazer

   [pre]conceito

   [per]correr

Formas Dependentes: Estas não são livres, porque não constituem, isoladas, um enunciado; e não são presas porque são separáveis como vocábulos formais Admitem, diferentemente das outras, intercalações de novas formas entre elas, relativas ao vocábulo com quem se relacionam, sintaticamente.

Uma nova forma para receber a classificação de outros tipos de palavras que não cabiam nas classificações anteriores, que abrange a classe dos artigos e preposições, por exemplo.

EXEMPLOS ;

 Dizem que virás/ Dizem que nunca mais virás/ Dizem que virás mais tarde



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais