Buscar

Psicomotricidade, Jogos e Recreação

Psicomotricidade, Jogos e Recreação

Recreação pode ser definida como “[...] algo que dá diversão, prazer, satisfação e alegria” (MARCELLINO, 2011, p.23). Partindo desse entendimento Munnè (1989) afirma que a recreação pode ser entendida sob três visões: a do recreacionismo, a da animação sociocultural, e a da recreação educativa.

Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes afirmações e assinale a resposta correta.

ARecreação educativa, parte da ideia de que as ações podem ser organizadas ou não, mas devem ocorrer ao ar livre, pois ela entendida como um conjunto de atividades que tem como sentido o uso positivo e construtivo do tempo livre.

BA visão de recreação denominada de recreacionismo é entendida como aquela que tem um motivo e uma finalidade para cada uma das ações, por isso complementa as atividades do âmbito da escolar.

CPodemos caracterizar a recreação como uma atividade, ou conjunto delas, que possui lugar em um tempo liberado de obrigações exteriores, eleita pelo sujeito e que provoca prazer (diversão, alegria).

DA visão da recreação de animação sociocultural nasce para atender desde a educação infantil ao ensino fundamental, e nada mais é do que a educação no e do tempo livre, que ocorre no ambiente escolar.


💡 3 Respostas

User badge image

Simone França

Não sei a resposta
1
Dislike0
User badge image

Simone Franca

Não tenho
0
Dislike0
User badge image

Josiany Barros



Psicomotricidade,jogos e recreação na educação infantil





PSICOMOTRICIDADE, JOGOS E RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde o momento do nascimento, a criança inicia um processo de avanço em diversos aspectos do desenvolvimento humano. Estes avanços porém, se devem aos estímulos e incentivos aos quais essa criança é submetida, e neste aspecto, o jogo e a brincadeira são inegavelmente fundamentais. Ao brincar, a criança lida com a realidade diminuindo a sua ansiedade e buscando soluções para conflitos interiores, além de externar ao adulto observador, dificuldades e/ou situações com as quais não pode ou não sabe lidar na vida real.
Intimamente ligada ao brincar, está a ciência da Psicomotricidade, que vem a ser uma aliada do professor nas atividades cognitivas, já que esta lida com os aspectos: motor, mental e afetivo da criança, aspectos estes que por sua vez, são fundamentais no desenvolvimento e no processo de aprendizagem da criança.
Cabe então ao professor, trabalhar os seguintes elementos psicomotores: Esquema corporal, onde a criança passa a observar e conhecer o próprio corpo; Equilíbrio, trabalhando movimentos como rastejar, engatinhar, ficar em pé e andar; Lateralidade, iniciada na educação infantil (lado esquerdo e direito); Ritmo, principalmente referente a fala e ao movimento; Organização espaço temporal, dando a criança a consciência do espaço que ela está ocupando, bem como a organização de tempo para as atividades (rotina, agenda do dia, calendário); Coordenação motora fina: trabalhando movimento de pinça entre outros; Imagem corporal, valorização e percepção do próprio corpo; Tônus, fortalecimento através de exercícios de postura e estímulos; Coordenação motora grossa ou motricidade ampla, dar a criança condições de perceber como o movimento pode acontecer dentro de um espaço. Estes elementos devem ser trabalhados diariamente na escola, utilizando o lúdico como permeador deste processo como, por exemplo, nas brincadeiras de faz de conta.




0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais