A maior rede de estudos do Brasil

Numa intoxicação aguda por ácido acetilsalicílico, administra-se bicarbonato de sódio. Pq? Explique o mecanismo de ação pelo qual age o bicarbonato.


3 resposta(s)

User badge image

andreza

Há mais de um mês

Sim, pois ele irá impedir o excesso das concentrações do ácido.
Sim, pois ele irá impedir o excesso das concentrações do ácido.
User badge image

Resumos Odonto Paloma Olsen Verified user icon

Há mais de um mês

O pH do bicarbonato gira em torno de 8 (alcalino).
O AAS em altas doses pode causar sangramentos e irritação na mucosa do estômago, visto que causa um distúrbio no equilíbrio ácido-base. Por ser um agente básico, o bicarbonato de sódio reage com os prótons (íons Hidrogênio), cumprindo sua função tamponante, promovendo a eliminação do fármaco por alcalinização urinária.

(Pesquise porque o bicarbonato de sódio não diluído pode causar hipervolemia e hipernatremia)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes