Buscar

Leia o caso a seguir :

Um homem de 54 anos, obeso (IMC 31kg/m2), foi encaminhado para acompanhamento médico por apresentar hipocolesterolemia assintomática. O paciente relata que é fumante e que já foi alcoolista, e que apresenta pequena redução da acuidade visual. Sua mãe tinha diabetes e dislipidemia não caracterizada. Além de hepatoesplenomegalia, os resultados de exames laboratoriais mostraram triglicerídeos = 240mg/dL, colesterol total = 42mg/dl, apoliproteína A-I e HDL inferiores a 5mg/dl, bilirrubina = 1,4 mg/dl, Hb = 15 g/dL e plaquetas = 50 x 109/L. Não se constatou doença cardiovascular, mas a mucosa intestinal mostrou presença de células espumosas após biopsia. Chegou-se à conclusão de que o paciente apresentava um tipo de hipoalfalipoproteinemia hereditária.


 

1) Constata-se que o paciente apresenta uma dislipidemia primária. Com base nos dados apresentados, a doença está relacionada a qual lipoproteína plasmática? Apresente as características e composição desta lipoproteína, e suas funções bioquímicas no organismo humano.

2) Correlacione as características composicionais e funcionais da lipoproteína que você descreveu na questão 1 com o quadro laboratorial alterado do paciente.

3) Sabendo-se que há várias doenças classificadas como hipoalfalipoproteinemia, baseando-se nos dados clínicos apresentados, pesquise qual é o diagnóstico definitivo da doença (nome) desse paciente e justifique seu achado.

4) O metabolismo de lipídios e o risco de doenças cardiovasculares estão intimamente relacionados. No caso deste paciente, há risco de doença cardiovascular precoce? Explique com base na descrição dos hábitos dele e dados laboratoriais. Quais as recomendações ao paciente?


💡 2 Respostas

User badge image

Dante Cezar

1)? Tem que dissertar amigo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais