Buscar

Qual a finalidade do marketing e seus benefícios?

💡 1 Resposta

User badge image

Francisco Brito

O papel do marketing de conteúdo é gerar valor para os clientes e potenciais clientes. Um conteúdo de qualidade atrai o interesse do consumidor e gera confiança. Além disso, o objetivo dessa estratégia é conduzir as pessoas, desde o primeiro contato com a marca, até a etapa de compra.


Os 9 benefícios do marketing de conteúdo para o comercial 

 GS1 Brasil3 anos atrás  0  5 min leitura  6542

Powered by Rock Convert

Com certeza você já ouviu falar que o marketing de conteúdo é capaz de gerar resultados incríveis para uma empresa. De fato, as empresas que estão investindo nessa estratégia recebem 4 vezes mais visitas ao site e geram 5 vezes mais leads.

Estes dados, retirados do Content Trends 2016, dizem muito a respeito do potencial dessa estratégia. Mas como será que o marketing de conteúdo impacta no comercial? Não se trata apenas de entreter as pessoas na internet?

Com certeza não, e nós vamos te mostrar quais são os benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para o comercial agora mesmo!

1. Confiança

Quem é vendedor há muito tempo sabe o trabalho que dá estabelecer uma relação de confiança com um lead em dois ou três contatos presenciais. Isso é natural, já que o consumidor não conhece o vendedor e não sabe se o que ele está dizendo é fato ou não.

Mas, se você investe em marketing de conteúdo, o consumidor vai desenvolvendo essa relação de confiança aos poucos, enquanto percorre a jornada de compra. Estando em contato permanente com a sua marca, ele se sente mais seguro no momento de fechar a negociação, dispensando os esforços do time de vendas em convencê-lo.

2. Clientes prontos para a compra

O poder de convencimento do vendedor sempre fez muita diferença, mas a verdade é que, quando o cliente não está pronto para a compra, nada o fará se decidir, muito menos pressão. É por isso que o marketing de conteúdo tem sido exitoso nisso, pois ele prepara o cliente para a compra, conscientizando-o sobre seu problema ou necessidade.

Além disso, como o cliente já tem um nível elevado de conhecimento sobre as soluções que a empresa oferece, não demanda tanta atenção do time de vendas com esclarecimentos. Quando ele aparece, é para comprar.

3. Ciclo de vendas menor

Todo vendedor gostaria de vender mais em menos tempo, correto? Com as estratégias tradicionais de captação e conversão de leads fica um pouco difícil, pois o trabalho é intenso e se repete todos os dias.

Já quando a empresa conta com uma estratégia de marketing de conteúdo bem formulada, o que acontece é que os clientes passam de um estágio a outro do funil de vendas em menos tempo, chegando ao momento do fechamento mais rapidamente.

Com o ciclo de vendas menor, é possível escalar a quantidade de clientes e ainda reduzir alguns custos, como veremos no item a seguir.

4. Redução do custo de aquisição de clientes

Para que cada consumidor se torne um cliente da sua empresa há um esforço financeiro. Seria irreal pensar que o marketing de conteúdo não gera nenhum tipo de despesa.

Mas, como uma única peça de conteúdo serve para atrair ou nutrir vários leads ao mesmo tempo, esse custo se dilui. Dessa forma, quanto mais leads você atrai com o mesmo conteúdo, ou seja, com o mesmo esforço, menor é o custo por cliente convertido.

Se o cliente custa menos para sua empresa, quando ele compra, a lucratividade aumenta e as metas de vendas são batidas em menos tempo.

5. Engajamento

Uma pessoa não precisa ter comprado de você para se sentir engajada com a marca. Ela precisa sentir-se identificada com a sua proposta de valor. Por outro lado, quando seu time de vendas atende um lead que já está engajado com o negócio, a venda se torna bem mais fácil.

Já existe empatia entre cliente e empresa e o desejo de adquirir um produto é somente a consolidação da relação. O que o vendedor tem que fazer é mostrar que o consumidor fez a escolha certa, mantendo o alinhamento estratégico no atendimento.

6. Relacionamento

O marketing de conteúdo é uma estratégia que desperta o interesse e inicia um relacionamento entre uma audiência qualificada e sua marca. E quando falamos de relacionamento, é fundamental que ele seja saudável e agregue valor para que as pessoas se mantenham comprometidas.

Ao compartilhar conteúdo de valor com as pessoas, você demonstra apreço por elas, valorização. E isso é indispensável para quem quer que o cliente já chegue ao setor de vendas com a predisposição a comprar.

7. Menor esforço no pós-venda

É fato que clientes satisfeitos usam menos o serviço de pós-venda. Se até aqui todo o caminho percorrido na jornada do consumidor foi ótimo, o único que seu comercial terá que fazer é aquele agradecimento pela preferência.

Caso haja alguma dúvida, sugestão ou até mesmo crítica, esta será pontual e de fácil solução, contribuindo para que você direcione os esforços dos vendedores para gerar mais resultados em vez de corrigir falhas.

8. Mais vendas

É óbvio um cliente que ficou satisfeito na primeira compra e se sentiu com as expectativas superadas vai querer voltar. Quando tiver uma nova necessidade, mesmo que esta não seja tão urgente, ele procurará por seu time comercial de novo.

E não virá sozinho, o que é melhor ainda. Quem se sente feliz com uma compra recomenda para outras pessoas, fala bem da sua empresa em redes sociais e assim amplifica a reputação e autoridade da sua marca, atraindo mais vendas sem que você precise mover um dedo.

Outra questão a ser considerada é que um cliente, conforme se sente mais seguro com a sua empresa, passa a gastar mais, contribuindo para a elevação do seu ticket médio.

9. Maior fidelização

Finalmente, o marketing de conteúdo tem o poder de fidelizar clientes. Após a primeira compra, tudo o que a empresa precisa fazer é manter o consumidor bem informado, nutrido de conhecimento e informação de qualidade para que ele volte sempre.

Os resultados serão visíveis nas vendas e nos custos de marketing, pois você não terá que fazer todo aquele esforço de novo para atrair, despertar confiança, converter, etc. O cliente sempre estará pronto para comprar de novo.

Um comercial ágil e eficiente não pode prescindir de uma boa estratégia de marketing de conteúdo como suporte às suas ações. Mas não é só de dele que sua empresa precisa, então que tal conferir nosso post 6 melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais