Buscar

discorra sobre como a Daseinsanalyse se tornou uma metodologia para atendimento a pacientes com transtornos psíquicos. Justifique sua resposta.

O filósofo Martin Heidegger (1986/2002) classificou de Dasein ser-aí, como forma de diferenciar o conceito comum de homem. Dizendo de uma outra forma, o Dasein significa possibilidades, não é passível de ser caracterizado originariamente e precisa dos sentidos e dos significados encontrados no mundo para se manifestar e se movimentar. 

Tendo em mente que o Dasein está sempre em movimento e em constantes mudanças advindas dos compartilhamentos do homem no mundo, discorra sobre como a Daseinsanalyse se tornou uma metodologia para atendimento a pacientes com transtornos psíquicos. Justifique sua resposta. 


💡 12 Respostas

User badge image

Lorrany Fernandes

[...] aceitar o paciente totalmente tal como ele é, com todas as suas belezas físicas e mentais, assim como seus defeitos. Todas as possibilidades do paciente devem ter a chance de emergir. Ele [paciente] precisa tornar-se livre, independente das ideias pessoais, desejos ou julgamentos do analista. (Boss, 1963, p. 71)

Compreendendo o homem como como um sujeito em constante transformação, incompleto, que é lançado no tempo e possuí um passado, um presente e que se projeta para um futuro, se constituindo nas suas relações com outros, sob as mais diversas influências do momento histórico, o período econômico, cultural, social e como ele vai dando significados a essas experiências ao longo da sua vida.

Desta forma, não se busca as causas determinantes do comportamento apresentados pelo sujeito como sintomas que precisam ser diagnosticados e encaixados em algum transtorno, para que então se proponha intervenções, mas sim de estabelecer uma relação confiável para que esse sujeito se sinta livre para expressar livremente os seus sentimentos, pensamentos, escolhas, desejos, fantasias, sua posição nas relações, sejam elas construtivas ou destrutivas, respeitando as formas desse sujeito de existir no mundo e proporcionar a ele buscar seu próprio significado e sentido, tornando o mais consciente e livre para conseguir acessar novos aspectos sobre si mesmo.

22
Dislike0
User badge image

Micaéllem Mysla

O conceito de Dasein foi introduzido pelo filósofo Martin Heidegger, ele dizia que o Dasein é o ser-ai, ou seja, a presença que é diferente dos outros seres por indagar sobre o seu ser, o fato de sermos lançados no mundo e termos muitas possibilidades. A principal preocupação de Heidegger era entender o ser, entender a existência, ele não era psicólogo ou psiquiatra com uma preocupação em aplicar isso em atendimento a pacientes. Porém, o seu amigo psiquiátrica Medard Boss apropriou dos conhecidos de Heidegger e desenvolveu a fenomenologia-existencial para trazer os conceitos de Heidegger e aplicar na psicoterapia. Diante disso, o Boss criou a Daseinsanalyse que vem muito da concepção de Dasein de estarmos lançados ao mundo e de nascermos com um vazio e conviver com esse vazio da falta, sendo próprio do Dasein a possibilidade e o vazio.

Nesse sentido, a Daseinsanalyse vai pensada e usada para atender os pacientes com transtornos psíquicos não voltado só para para as causas, a fundação dessa terapia vai se dá pela relação com o terapeuta, essa análise vai acontecer diante do entendimento do sofrimento do paciente da forma particular desse ser estar no mundo. Na Daseinsanalyse vai priorizar muito a compreensão que o próprio individuo faz a partir dele mesmo e das suas vivências no mundo.Portanto, essa psicoterapia não vai ir buscar causas para determinar o comportamento, mas sim compreender com o paciente a vivência dele, e buscar com ele o significado e o sentido e a partir daí ele vai se apropria e ir se transformando.

Dessa forma, vemos que a Daseinsanalyse é justificável como metodologia para atender pacientes com transtornos psíquicos e também pode atender qualquer paciente, mas isso depende do paciente querer participar do processo para que ele possa analisar sua própria existência
18
Dislike0
User badge image

Lucia Bossi

O Ser-aí como é traduzido o termo Dasein, utiliza a fenomenologia de Heidegger para explicar o existencialismo dentro do estudo da psicologia.

Heidegger não se intitula existencialista pelo fato de suas pesquisas não estarem para o existencialismo como as questões de Kierkggard, que dialogava sobre a pesquisa filosófica da existência, onde o homem em sua liberdade escolhe sua natureza.

Por outro lado, Heidegger está inserido na escola existencialista, pois para ele, o homem não é um ser abstrato ou uma substância, mas sim uma existência presente.


8
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais