Buscar

Suje se gordo, machado de assis.

Suje-se gordo! suje-se magro! suje-se como lhe parecer! o mais seguro é não julgar ninguém... Acabou a música, vamos para as nossas cadeiras.



1-   O conto de Machado de Assis em questão apresenta o relato, por parte do narrador de dois julgamentos. A esse propósito, responda: (Valor- 1,5)

a)   Defina a natureza dos argumentos que sustentaram a tese do jurado Lopes no primeiro julgamento.

b)   Destaque passagens que ilustrem a expressão não verbal do primeiro réu, indicando o significado que produziram.

c)   Na argumentação que sustentou, no segundo julgamento, tanto as teses da defesa quanto as de acusação, houve poucas referências a provas formais, em outros termos, argumentos concretos. Cite um.

2-   A propósito do argumento mais enfaticamente proferido por Lopes no primeiro julgamento, pode-se dizer que expressa a mentalidade hegemônica de seu tempo, ou seja, adequa-se à Endoxa dominante? (Valor- 0,5)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-   A narrativa é construída, por meio de um foco narrativo de primeira pessoa, em dois planos temporais. Defina a situação em que se encontram o narrador e seu interlocutor, referindo um índice textual que o comprove. (Valor- 1,0)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-   Há, nas referências diversas aos argumentos proferidos, exemplos de peroração*. Destaque pelo menos um, reescrevendo-o. (Valor-1,0)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5-   Reescreva a frase abaixo, substituindo o termo como por outro que mantenha, estritamente, o mesmo sentido, bem como idêntica relação semântica entre as orações. (Valor- 1,0)



💡 1 Resposta

User badge image

Maria Eduarda Alves

No fim, como os votos assegurassem a condenação, ficou satisfeito, disse que seria um ato de fraqueza, ou coisa pior, a absolvição que lhe déssemos.

a frase referente ao n° 5

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais