Buscar

Em que período a Igreja passou a arrecadar altas somas em dinheiro dos seus fiéis, distanciando-se de seus princípios e tendo cunho religioso?

é da estacio

💡 1 Resposta

User badge image

Thiago Silva

Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudal. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos básicos e caia em contradição.

A igreja católica condenava a burguesia comercial (em plena expansão no século XVI) porque o lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos clérigos católicos.

Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (=venda do perdão) - o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais