Buscar

MAPA DE GESTÃO DA QUALIDADE TI UNICESUMAR

Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. Sendo assim, deve-se determinar como o projeto será executado, controlado, monitorado e encerrado levando em consideração todas as áreas de conhecimento do projeto e como elas serão integradas e consolidadas através do Plano de Gerenciamento do Projeto. 

Disponível em: PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.


O Plano de Gerenciamento do projeto contempla:

 Termo de Abertura do Projeto

 Plano de Gerenciamento de Escopo e Integrações

 Plano de Gerenciamento de Cronograma

 Plano de Gerenciamento de Custos e Viabilidade

 Plano de Gerenciamento da Qualidade

 Plano de Gerenciamento de Riscos

 Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos

 Plano de Gerenciamento de Comunicação


Considerando um projeto de desenvolvimento de software para a construção de aplicativo de celular. O objetivo principal desse aplicativo é o compartilhamento de caronas em uma cidade que possuí aproximadamente 400 mil habitantes. Crie o plano de Gerenciamento para esse projeto.

💡 1 Resposta

User badge image

Reginaldo Menezes

Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.


Desta forma, deve-se determinar como o projeto será executado, controlado, monitorado e encerrado levando em consideração todas as áreas de conhecimento do projeto e como elas serão integradas e consolidadas através do Plano de Gerenciamento do Projeto.


É o principal processo de planejamento pois integra os demais planos complementando-os. Através do planejamento, seremos capazes de:


determinar os objetivos e como atingi-los;


eliminar ou reduzir incertezas;


aperfeiçoar os processos;


obter um melhor entendimento dos objetivos;


antecipar-se aos problemas futuros.


Costumo enfatizar que para ter sucesso no projeto é crucial que o projeto seja bem planejado com o envolvimento da equipe do projeto para garantir seu comprometimento na execução do que foi planejado.


Os projetos, nos quais alguém planeja e outra executa, acabam gerando muitos questionamentos em relação ao que foi planejado e um menor comprometimento da equipe.


Abaixo alguns provérbios sobre planejamento:


"Nenhum vento é o vento certeiro, quando não sabe para qual porto se dirige." Seneca


"Se você falha em planejar, está planejando falhar." Lair Ribeiro



0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais