Buscar

contribuindo para a compreensão de aspectos estruturais e funcionais, assim como para a construção de hábitos mais saudáveis?

O estudo do corpo humano é dotado de complexidade e representa um tema de fundamental importância para a aprendizagem infantil. Vários pesquisadores têm considerado essa importância, indicando diferentes abordagens que auxiliam no desenvolvimento desse trabalho no contexto escolar, desde o início da Educação Básica.


De que modo o ensino de Ciências Naturais pode abordar o conhecimento do corpo humano, contribuindo para a compreensão de aspectos estruturais e funcionais, assim como para a construção de hábitos mais saudáveis?

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Lopes

O ensino de Ciências Naturais pode abordar o conhecimento do corpo humano a partir do indivíduo como um conjunto integrado, trabalhando organicamente para a manutenção da vida.




Tradicionalmente utilizado nas escolas, o ensino fragmentado do corpo humano - estudo dos órgãos e de suas funções isoladamente - dificulta a contextualização e a compreensão dos alunos quanto aos aspectos estruturais e funcionais.




O professor deve proporcionar situações problematizadoras, evidenciando as relações entre partes e funções do corpo. Para a construção de hábitos mais saudáveis, tais situações devem estimular a reflexão sobre a relação entre o bom funcionamento do corpo com noções de saúde, autocuidado e nutrição, por exemplo. 


CURTA MINHA RESPOSTA

2
Dislike0
User badge image

Marineide Santos

As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II é uma explicação da I.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais