Buscar

Como se comportar formalmente em uma entrevista de emprego?

💡 1 Resposta

User badge image

Cintia Rodrigues

1. Pesquise sobre a empresa

Se for para qualquer empresa fazer uma entrevista, sempre pesquise sobre ela antes de conversar com o recrutador. É importante saber que empresa é essa; qual a sua cultura; qual o tipo de ambiente você vai encontrar lá e os afazeres. A escolha de querer estar lá também será sua.

2. Fique atento ao que vestir

Os especialistas em RH observam cada vez mais uma informalidade nos ambientes de trabalho no que diz respeito à vestimenta. Uma informalidade que por um lado é altamente positiva, mas por outro é importante que a pessoa também exerça um pouco do senso e busque entender em que ambiente ela está. Numa empresa mais formal é importante ir para a entrevista dentro dos padrões seguidos pela companhia e ou manter a boa aparência mesmo que informal, trazendo sobriedade. Se estiver em uma empresa mais informal, cuide da informalidade para não parecer desleixo.

3. Controle a ansiedade

Em geral o recrutador sabe que a pessoa sempre tende a ficar um pouco mais ansiosa e um pouco mais tensa no processo de entrevista. No entanto, um nervosismo excessivo sempre vai causar preocupação e traz uma percepção ruim, porque essa pessoa muitas vezes vai passar por outras situações de desafio no trabalho e por conta disso ser colocada em cheque, uma vez que pode emitir este mesmo comportamento. Então é importante trabalhar a ansiedade e a serenidade, uma dica é: “negocie com seu cérebro, diga a ele que você não está correndo nenhum risco e fique tranquilo, pois você está ali para passar a sua experiência e ouvir daquela empresa se aquilo para você também é interessante”.

4. Pontualidade

É essencial. Ser pontual é muito importante porque isso deve revelar para o recrutador um dado bastante significativo do que ele deve esperar de você com relação a horários.

5. Leve o currículo, mas guarde consigo

Uma dúvida comum dos candidatos a uma vaga de trabalho é se deve levar o currículo impresso novamente no momento da entrevista ou não. Essa questão vai depender do perfil da empresa para que o candidato está se dirigindo, por isso é importante um mapeamento de mercado para identificar se naquela empresa é válido levar ou não este material. Para não errar, a dica é levar o currículo, guardá-lo, e caso o entrevistador peça entregue no momento oportuno. Do contrário, siga a conversa e, se entender necessário em dado momento sugerir que ele olhe o currículo, o recrutador o fará se houver interesse.

6. Não disperse

Você está diante do recrutador para dar informações e colher informações. Durante a entrevista não esqueça de silenciar e guardar o aparelho celular, pois neste momento o recrutador está esperando sua total atenção. Anotações também são raras por parte do candidato, mas se por um caso excepcional quiser anotar algo sobre a conversa peça permissão primeiro para o entrevistador. Em geral é ele quem anota ideias, quando necessário.

7. Reaja com espontaneidade

Em situações em que ocorrerem perguntas surpresas ou que você não esteja seguro, não se esquive, a sinceridade com a devida prudência é sempre bem-vinda. Cada vez que houver um pergunta que você não esteja preparado para responder reaja naturalmente. Diga, por exemplo, que ‘não tinha pensado sobre o assunto, mas pode pensar um pouco e responder mais a frente’ (e responda), ou aponte que ‘não havia pensado, mas refletindo neste momento sua percepção é...’. Outra alternativa é dar referências sobre o que você já leu ou entende sobre o tema perguntado.

8. Evidencie suas experiências

Essa é a dica primordial para quem deseja se destacar em uma entrevista de emprego.O recrutador está buscando evidências que o suportem a tomar uma decisão e se você é o profissional que ele precisa ou não. Dito isto, invista nas evidências das suas experiências pessoais e profissionais, e principalmente em dizer como esse aprendizado ocorreu e como você lidou perante problemas e situações difíceis, por exemplo. Muito mais do que falar da personalidade, mostre os tipos de trabalho que já desenvolveu e destaque suas superações diante dos desafios.

9. Seja claro

O candidato que responde às perguntas de forma objetiva e com maior precisão nas informações repassadas tendem a ser bem vistos pelo entrevistador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais