A maior rede de estudos do Brasil

O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da socied

O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira. 

  

Segundo artigo 216 da Constituição Federal, configuram patrimônio "as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico." 

Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Governo do Brasil, 2019.Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais>. Acesso em: 18 de jun. de 2019. 

  

Considere o que você estudou sobre patrimônio cultural material e imaterial e analise as afirmações abaixo: 

I. Patrimônio imaterial inclui prescrições da medicina. 

II. Patrimônios culturais surgem da espontaneidade do povo. 

III. Patrimônios materiais incluem marcos turísticos. 

IV. O modo de fazer viola de cacho é parte do patrimônio cultural material. 

  

Selecione a alternativa que aponta os itens corretos:

I e IV.II e IV.I e III.II e III.III e IV.


2 resposta(s)

User badge image

Patricia

Há mais de um mês

A afirmação I. está incorreta.

Patrimônio Imaterial refere-se a práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos, conceitos que não possuem consistência material.

A afirmação I. está incorreta.

Patrimônio Imaterial refere-se a práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos, conceitos que não possuem consistência material.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes