Buscar

Dificuldades de Aprendizagem Escolar

Considerada como uma teoria de aprendizagem por defensores da linha cognitiva foi desenvolvida inicialmente pelo Cognition & Technology Group at Vanderbilt - Cognição e Grupo de Tecnologia da Vanderbilt (CTGV) -, liderado por John Bransford, entre outros pesquisadores, que utilizam o vídeo laser como ferramenta interativa para a solução de problemas. Estamos nos referindo à:

Escolha uma:

a. Instrução Ordenada;

b. Instrução Ancorada;


Conteúdo:

Tecnologia e educadores. A “Instrução Ancorada” é considerada como uma teoria de aprendizagem por defensores da linha cognitiva e foi desenvolvida inicialmente pelo Cognition & Technology Group at Vanderbilt - Cognição e Grupo de Tecnologia da Vanderbilt (CTGV), liderado por John Bransford, entre outros pesquisadores, que utilizam o vídeo laser como ferramenta interativa para a solução de problemas. Página 74.

c. Avaliação Online;

d. Internet (biblioteca on-line);

e. Contribuição da tecnologia para a educação;

Feedback

A resposta correta é: Instrução Ancorada;.

Questão 2

Correto

Marcar questão

Texto da questão

Cysneiros (apud PASSOS, 2006) afirma que as tecnologias têm ampliado as formas convencionais de atuação dos professores, da mesma forma que o quadro de giz ou os livros têm permitido “a generalização” de conteúdos, as tecnologias de informação atuais podem permitir o “saber fazer” em situações reais, similares ou diferentes das expostas pelos meios de comunicação. Sancho (apud PASSOS, 2006, p. 51) ainda alerta que “uma visão parcial sobre a tecnologia nos leva a pensar somente nos seus aspectos tangíveis (os instrumentos) e a considerar perigosos somente aqueles que desconhecemos”. Assinale a alternativa correta que aponta a postura de alguns educadores diante dos avanços tecnológicos:

Escolha uma:

a. Percebe-se que a tendência do homem á acautelar-se diante do desconhecido. Há educadores que diante de situações novas, ou por falta de domínio, rejeitam inovações ou instrumentos de aprendizagem, principalmente os tecnológicos. Enquanto a tecnologia, principalmente a informática, não tiver sido dominada totalmente pelo usuário, ela será considerada instrumento não de domínio profissional, mas de cautela e apenas de uso pessoal, o que compromete sua utilização na educação.

Conteúdo:

Tecnologia e educadores. “Percebe-se que a tendência do homem é acautelar-se diante do desconhecido. Há educadores que diante de situações novas, ou por falta de domínio, rejeitam inovações ou instrumentos de aprendizagem, principalmente os tecnológicos. Enquanto a tecnologia, principalmente a informática, não tiver sido dominada totalmente pelo usuário, ela será considerada instrumento não de domínio profissional, mas de cautela e apenas de uso pessoal, o que compromete sua utilização na educação”. Página 71 e 72.

b. Diante de uma nova cultura de informação, a tecnologia acelera o conhecimento, muitas vezes, deixando os alunos dependentes desses instrumentos, prejudicando seu desempenho educacional.

c. Apresentam uma visão positiva de seu uso, ao afirmar que as tecnologias permitem um novo encantamento.

d. Apresentam uma concepção emancipadora em relação ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento facilitador do conhecimento.

e. Não consideram relevante sua contribuição, pensam que com esses recursos esquece-se ou se ignora o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.

Feedback

A resposta correta é: Percebe-se que a tendência do homem á acautelar-se diante do desconhecido. Há educadores que diante de situações novas, ou por falta de domínio, rejeitam inovações ou instrumentos de aprendizagem, principalmente os tecnológicos. Enquanto a tecnologia, principalmente a informática, não tiver sido dominada totalmente pelo usuário, ela será considerada instrumento não de domínio profissional, mas de cautela e apenas de uso pessoal, o que compromete sua utilização na educação..

Questão 3

Correto

Marcar questão

Texto da questão

Originária do latim ludo, o vocábulo lúdico significa brincar, ato que para a criança se reveste de grande significado, pois vai muito além do passatempo, assumindo papel importante no seu desenvolvimento pela riqueza de situações que envolvem as atividades de jogos e brincadeiras. Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 49), para as crianças, o mérito das atividades lúdicas se consagra:

Escolha uma:

a. “pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, que podem acionar seus pensamentos infantis, sem, contudo, aprenderem algo através das mesmas”.

b. “pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e planejadas pelos educadores, que podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes”.

c. “pela oportunidade de vivenciar, imaginar e se expressar no mundo em que a criança vive, pois o ato de brincar na infância não é coisa séria”.

d. “pela oportunidade da criação de brincadeiras lúdicas, planejadas com antecedência pelos educadores, para assim se desenvolver uma educação de qualidade”.

e. “pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, que podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos”.

Conteúdo:

O lúdico para alunos com dificuldades. Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 49), para as crianças, o mérito das atividades lúdicas se consagra “pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, que podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos”. Página 77.

Feedback

A resposta correta é: “pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, que podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos”..

Questão 4

Correto

Marcar questão

Texto da questão

A intervenção da Psicopedagogia inicia-se pela avaliação com vistas à estimulação e à reabilitação, e busca amenizar a curto e médio prazo as consequências dos efeitos que o ambiente e suas relações acarretam no desenvolvimento infantil. Ela estuda, além de conceitos, as várias técnicas de intervenção, bem como encaminha aos programas educacionais especializados para alunos com deficiências ou para atendimentos específicos, geralmente individuais, que objetivam o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Conforme Paín (1992), quais são os objetivos básicos do tratamento psicopedagógico?

Escolha uma:

a. Possibilitar ao aluno a aprender por meio de técnicas psicopedagógicas que permitam a assimilação dos conteúdos dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

b. Desapropriar a síndrome em questão e possibilitar ao sujeito/criança aprender normalmente ou, ao menos, ao nível mais alto que suas condições mentais.

c. Tratar da doença em questão, fazendo com que a criança seja reabilitada e possa novamente conviver em sociedade.

d. Desaparecer com o sintoma e a possibilidade para o sujeito aprender normalmente ou, ao menos, ao nível mais alto que suas condições orgânicas, constitucionais e pessoais lhe permitam.

Conteúdo:

Intervenção psicopedagógica. Segundo Paín (1992, p. 80), os objetivos básicos do tratamento psicopedagógico são, obviamente, a desaparição do sintoma e a possibilidade para o sujeito aprender normalmente ou, ao menos, ao nível mais alto que suas condições orgânicas, constitucionais e pessoais lhe permitam. Página 86.

e. Amenizar os sintomas psicossociais relacionados à TDHA.

Feedback

A resposta correta é: Desaparecer com o sintoma e a possibilidade para o sujeito aprender normalmente ou, ao menos, ao nível mais alto que suas condições orgânicas, constitucionais e pessoais lhe permitam..

Questão 5

Correto

Marcar questão

Texto da questão

“Segundo Grosmann (apud KIRK; GALLAGHER, 1987,p. 127), durante as últimas décadas, a neurociência, a genética e a bioquímica tiveram uma surpreendente evolução nas pesquisas da deficiência mental/intelectual. Estudos nessas áreas foram muito significativos e relatam alguns itens como agentes causadoras da deficiência mental: anormalidades cromossômicas, distúrbios de gestação, retardo decorrente de distúrbio psiquiátrico, influências ambientais, infecção e intoxicação, trauma ou agente físico, metabolismo ou nutrição, doença cerebral grave e influência pré-natal desconhecida (PASSOS, 2006).O DSM IV (2005) preconiza que a característica essencial do retardo mental está atribuída a um funcionamento intelectual significativamente inferior à média. Diz, ainda, que para sua identificação são utilizados mais três critérios.” (apud Passos, 2010, p.51). Considerando estes critérios, analise as sentenças a seguir:I.O funcionamento intelectual está acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das áreas de habilidades de comunicação, no autocuidado, na vida doméstica, nas habilidades sociais/interpessoais, no uso de recursos comunitários, na autossuficiência, nas habilidades acadêmicas, no trabalho, lazer, saúde e segurança.

II.A ocorrência da deficiência mental deve se dar ao longo de toda a vida.

III.O retardo mental possui partes comuns, da medicina, que o tratam e, nunca pode ser visto como uma via final comum de vários processos patológicos que afetam o Sistema Nervoso Central.

IV.A ocorrência da deficiência mental deve ter início antes dos 12 anos.

V.O retardo cerebral possui etiologias diferentes e pode ser visto como um início de vários processos patológicos que afetam o funcionamento do Sistema Nervoso Central (DSM IV, 2005, p. 39).

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. II e III.

b. I.


Conteúdo:

Deficiência intelectual. O funcionamento intelectual está acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das áreas de habilidades de comunicação, no autocuidado, na vida doméstica, nas habilidades sociais/interpessoais, no uso de recursos comunitários, na autossuficiência, nas habilidades acadêmicas, no trabalho, lazer, saúde e segurança. A ocorrência da deficiência mental deve ter início antes dos 18 anos. O retardo mental possui etiologias diferentes e pode ser visto como uma via final comum de vários processos patológicos que afetam o funcionamento do Sistema Nervoso Central (DSM IV,2005, p. 39). Página 52.

c. II.

d. II, IV e V.

e. III.

Feedback

A resposta correta é: I..

Questão 6

Correto

Marcar questão

Texto da questão

O autor Morais (2003), em uma abordagem psicopedagógica sobre os distúrbios de aprendizagem, indica dez habilidades a serem estimuladas para facilitar a aquisição de habilidades de leitura e escrita de crianças com dificuldades de aprendizagem, a saber:

Escolha uma:

a. Imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação psicomotora, memória cinestésica e habilidades sociais específicas.

b. Imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, linguagem, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação psicomotora fina e grossa, memória visual e auditiva e habilidades visuo-motoras.

c. Imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora, memória cinestésica e habilidades visuais e auditivas específicas.

Conteúdo:

Memória cinestésica. Em uma abordagem psicopedagógica sobre os distúrbios de aprendizagem, indica dez habilidades a serem estimuladas para facilitar a aquisição de habilidades de leitura e escrita de crianças com dificuldades de aprendizagem, a saber:

imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora, memória cinestésica e habilidades visuais e auditivas específicas. Página 64.

d. imagem corporal, lateralidade, orientação cinestésica, orientação temporal, conhecimento de lateralidade, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora e psicomotora, memória cinestésica e habilidades visuais e auditivas específicas.

e. Lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação psicomotora, memória cinestésica e habilidades visuais específicas.

Feedback

A resposta correta é: Imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora, memória cinestésica e habilidades visuais e auditivas específicas..

Questão 7

Correto

Marcar questão

Texto da questão

Um professor não tem real consciência do seu papel em sala de aula, de como pode contribuir de forma mais efetiva para a aprendizagem e formação plena do aluno/cidadão. Em variadas situações, o educador é visto como o ponto de apoio seja qual for o nível de atuação. Isto posto, faz-se necessário que o educando perceba seu educador como um orientador, como um mediador na sua busca de conhecimentos. Considerando o exposto acima, análise as asserções apresentadas a seguir:I-O profissional da educação precisa estar emocionalmente equilibrado para compreender seus alunos.

II-Para que essa contribuição se efetive, é importante que o professor esteja em constante reflexão e busque ajuda, quando necessário, para que ele possa ter o equilíbrio e a motivação necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva.

III-A motivação da criança é obtida por meio de experiências resultantes dos relacionamentos sociais, principalmente quando ela percebe-se aceita e reconhecida.

IV-As emoções bem resolvidas têm a capacidade de criar motivações, de persistir em um objetivo, de controlar impulsos, de manter um bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade determine as decisões significativas para a vida pessoal e comunitária.

V-Quando ocorre uma forte emoção, geralmente causada por uma situação imposta, são desencadeadas reações imprevisíveis que culminam em ações não desejadas ou não planejadas.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a. II e V;

b. I e II;

c. I e III;

d. I, II e III;


Conteúdo:

O papel dos educadores. Educadores e educadoras devem estar preparados emocionalmente para exercer as suas funções e olhar a criança, o adolescente ou adulto como um ser humano integral. O aprendizado não pode ocorrer de forma isolada dos sentimentos. Ser emocionalmente alfabetizado é tão importante quanto à aprendizagem de conteúdos acadêmicos, como matemática e leitura, Goleman (1995). Página 43.

e. II e III;

Feedback

A resposta correta é: I, II e III;.

Questão 8

Correto

Marcar questão

Texto da questão

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 4ᵃ Ed. (DSM IV) indica que a característica principal do retardo mental é a inteligência significativamente inferior à média e que para sua identificação utilizam-se de critérios e categorias. Veja algumas de suas categorias e relacione-as com suas respectivas definições:I.Retardo mental moderado.

II.Retardo mental severo.

III.Retardo mental profundo.

IV.Retardo mental, gravidade inespecificada.

V.Deficiência mental leve

( )Quando há clara deficiência mental, mas a pessoa não responde aos testes padronizados.

( )Em sua maioria adquirem habilidades de comunicação, aproveitam-se com treinamentos profissionais e podem ter habilidades sociais e ocupacionais.

( )Podem adquirir pouca fala ou nenhuma comunicação verbal na infância. Quando treinados realizam atividades elementares de higiene.¬

( )Apresentam problemas consideráveis no funcionamento sensório-motor. Podem desenvolver-se em ambientes muito bem estruturados e executam pequenas tarefas sob estrita supervisão.

( )Esta categoria representa 85% da população com deficiência intelectual e geralmente é identificada ao ingressar na escola, principalmente no período da alfabetização.

Agora assinale a alternativa que contém a sequência correta:

Escolha uma:

a. II,V, III, IV, I.

b. V, III, II, I, IV.

c. III,II, V, I, IV.

d. IV, I, II, III, V.


Conteúdo:

Deficiência intelectual. Retardo mental moderado - Em sua maioria adquirem habilidades de comunicação, aproveitam-se com treinamentos profissionais e podem ter habilidades sociais e ocupacionais. Retardo mental severo - Podem adquirir pouca fala ou nenhuma comunicação verbal na infância. Quando treinados realizam atividades elementares de higiene.¬ Retardo mental profundo - Apresentam problemas consideráveis no funcionamento sensório-motor. Podem desenvolver-se em ambientes muito bem estruturados e executam pequenas tarefas sob estrita supervisão. Retardo mental, gravidade inespecificada - Quando há clara deficiência mental, mas a pessoa não responde aos testes padronizados. Página 52 e 53.

e. I, IV, III, II, V.

Feedback

A resposta correta é: IV, I, II, III, V..

Questão 9

Correto

Marcar questão

Texto da questão

O sistema AAMD 2002 (American Associationon Mental Deficiency) que está associado ao sistema adaptativo é caracterizado em três grupos distintos: o funcionamento intelectual, o comportamento adaptativo e as habilidades práticas sociais e conceituais. A ênfase do conceito da AAMD 2002 está na observação de cinco dimensões do comportamento. Quais são elas?

Escolha uma:

a. Habilidades de comportamento; saúde; socialização; afetividade; habilidades práticas.

b. Habilidades intelectuais; comportamento adaptativo; participação, interações e papéis sociais; saúde; contextos.

Conteúdo:

AAMD. As HABILIDADES INTELECTUAIS - essa dimensão relaciona-se com as demais. Consideram-se os testes padronizados e recomendáveis pela AAMD para aferição de inteligência, desde que para dados referentes à capacidade intelectual sejam observados o raciocínio, o planejamento, o pensamento abstrato, a compreensão de ideias complexas, a rapidez na aprendizagem e a aprendizagem por meio de experiência;

COMPORTAMENTO ADAPTATIVO - refere-se a um conjunto de habilidades necessárias para que a pessoa possa exercer seu papel na vida cotidiana, como habilidades práticas, conceituais e sociais;

PARTICIPAÇÃO, INTERAÇÕES E PAPÉIS SOCIAIS - essa dimensão enfatiza as relações da pessoa, sua interação com o mundo físico e social, envolvimento e realização de tarefas, em situações da vida real, e os papéis socialmente valorizados relativos a atividades de emprego, educação e participação comunitária de acordo com sua idade cronológica.;

SAÚDE - são avaliadas nessa dimensão as condições de saúde física e mental, histórico etiológico, os efeitos da medicação que podem interferir no desempenho individual e social da pessoa;

CONTEXTOS - relativa às condições em que a pessoa vive diariamente. Está relacionado aos níveis do microssistema que dizem respeito ao ambiente social imediato, como a família e responsáveis;

do mesossistema, como vizinhança, escola e comunidade e do macrossistema, que são os padrões culturais, a sociedade, o país e as influências sociopolíticas. Página 54 e 55.

c. Participação, interações e papéis sociais; práticas pedagógicas; momentos externos; sociabilização; reflexão.

d. Habilidades cognitivas; habilidades motoras; participação, interações e papéis sociais; afetivo; conteúdos.

e. Reflexão; habilidades motoras; participação, interações e papéis sociais; estímulos externos; saúde.

Feedback

A resposta correta é: Habilidades intelectuais; comportamento adaptativo; participação, interações e papéis sociais; saúde; contextos..

Questão 10

Correto

Marcar questão

Texto da questão

“Durante a atividade lúdica, a criança associa simultaneamente o real com o imaginário, e essas duas percepções se fundem para abrir outros caminhos e organizar seu pensamento na resolução de problemas. Portanto, o brincar assume um papel vital no desenvolvimento infantil”. (PASSOS, 2010, p. 77). Com base na citação responda verdadeiro ou falso nas afirmações a seguir:( )O jogo permite que a criança tenha experiência de indisciplina a uma regra imposta.

( )Quanto mais rica a fantasia e a experiência, mais significativa e importante serão suas invenções.

( )O jogo permite que a criança organize e se estruture emocionalmente para enfrentar futuros desafios nas demais fases de sua vida.

( )O trabalho lúdico é de extrema importância, não somente no ambiente escolar, mas em outros momentos, sejam de lazer ou de jogo e por experiências acumuladas.

( )Trabalhar com atividade imaginária pode ser perigoso por transportar a criança a um mundo desconhecido, portanto deve-se ter cautela em suas dinâmicas evitando experiências que podem ser traumáticas.

Assinale a sequência correta:

Escolha uma:

a. Verdadeiro, falso, verdadeiro, verdadeiro e falso.

b. Falso, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro e falso


Conteúdo:

O lúdico para alunos com dificuldade de aprendizagem. A única afirmação falsa é, o jogo permite que a criança tenha experiência de SUBORDINAÇÃO a uma regra imposta. Página 78 e 79.

c. Falso, verdadeiro, falso, verdadeiro e verdadeiro

d. Falso, falso, falso, verdadeiro e verdadeiro.

e. Todas as afirmações são verdadeiras.

Feedback

A resposta correta é: Falso, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro e falso.

Terminar revisão



💡 1 Resposta

User badge image

Laksmi Kadichari

...................
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais