Buscar

Julgue o item a seguir, considerando-o como certo ou errado, justificando sua resposta com no mínimo 5 linhas

 “O princípio da imparcialidade do julgador é garantia fundamental em um Estado Democrático de Direito e, embora não esteja expressa no texto constitucional, revela-se como importante garantia constitucional, visando impor limites à participação do juiz no processo”. 

💡 1 Resposta

User badge image

Larissa D

A afirmativa está correta. A imparcialidade do juiz é garantia para que seja exercida a justiça para as partes. O juiz deve conduzir o processo para que seja instrumento efetivo. Esse princípio não deve ser confundido com neutralidade, dado que o processo efetivo tem seu objetivo atingido quando alcança todas os seus desígnios e essa finalidade não pode ser alcançada caso o juiz seja apenas expectador. Entretanto o juiz deve agir com isonomia para que seja alcançada a justiça plena. Apesar de não expressa claramente em lei, a imparcialidade do juiz é incentivada por diversas ferramentas concedidas para que seja preservado a integridade e garantindo assim que este possa exercer sua função da maneira mais independente e imparcial possível. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais