Buscar

A criação do pentatlo data-se de 708 a.C. As modalidades que compunham o pentatlo eram:

💡 1 Resposta

User badge image

Helô Barbosa

Pentatlo moderno é um esporte olímpico composto por cinco modalidades esportivas: esgrima, natação (200 metros), tiro esportivo, hipismo e atletismo (corrida de 3.200 metros). Um atleta que disputa o pentatlo moderno deve ser completo, pois necessita de força, coragem, equilíbrio, resistência, habilidade, equilíbrio entre outras características. Ele pode ser praticado individualmente (como ocorre nas Olimpíadas) ou em equipes.

Numa competição, o atleta vencedor é aquele que consegue obter a maior quantidade de pontos no geral de todas as modalidades.

História e origem

O pentatlo moderno remete ao da Grécia Antiga. No século VIII a.C., os atletas gregos disputavam este esporte, porém ele era composto das seguintes modalidades: arremesso de disco, arremesso de peso, salto em distância, luta e corrida. Um dos principais objetivos era verificar as habilidades para a formação de um soldado perfeito.

Já o pentatlo moderno foi criado por Pierre de Coubertin, que considerava este esporte o mais completo e um dos mais representativos dos Jogos Olímpicos.

O pentatlo moderno foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912 (somente para homens). A estreia olímpica do pentatlo moderno para mulheres ocorreu somente nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.

Pentatlo Moderno nas Olimpíadas do Rio 2016

Este esporte fez parte dos Jogos Olímpicos de 2016, sendo disputado por homens e mulheres. Todas as modalidades foram disputadas num mesmo dia. As provas ocorreram na Arena da Juventude, Estádio de Deodoro e Centro Aquático de Deodoro. As provas (masculino e feminino) aconteceram entre os dias 18 e 20 de agosto. Entre os homens, a medalha de ouro ficou com o russo Alexander Lesun. No pentatlo moderno feminino, o ouro ficou com a australiana Chloe Esposito.

Federação

O pentatlo moderno é organizado internacionalmente pela UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), fundada em 1948 e com sede em Monte Carlo (Mônaco). Atualmente é composta por 114 federações nacionais.

Curiosidades:

- Os países com mais medalhas olímpicas no pentatlo moderno são Hungria (9 de ouro, 8 de prata e 5 de bronze) e Suécia (9 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze).

- O maior medalhista olímpico da história do pentatlo moderno é o russo Pavel Lednev. O superatleta possui em seu currículo sete medalhas olímpicas (2 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze).

- A atleta britânica Stephanie Cook foi a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica de ouro no pentatlo moderno. O feito ocorreu no ano 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney.

- O pentatlo moderno chegou ao Brasil em 1922. Porém, somente nos Jogos Olímpicos de Berlim (1936), ocorreu a estreia brasileira neste esporte.

- Foi somente nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) que o Brasil conquistou sua primeira e única medalha olímpica no pentatlo moderno. Yane Marques, terceiro-sargento do Exército do Brasil, ganhou medalha de bronze nestas Olimpíadas.

- Pelo nível de exigência do esporte, os militares costumam obter destaque em sua prática no mundo todo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais