Buscar

Avaliação Final ( Discursivas) Teoria Prática do Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação4,00
Prova54315020
Qtd. de Questões2
Nota8,50
1Os currículos escolares são construídos em meio a processos sociais e históricos, sofrendo influências das diferentes reformas implantadas com o propósito de auxiliar nos processos pedagógicos. Assim, a elaboração dos modelos e propostas curriculares, aponta sobre o tipo de sociedade e de cidadão que se pretende formar, e ainda sobre as ações que a escola deve exercer. Disserte sobre o objetivo das teorias críticas referentes à organização curricular.
Resposta esperada
O objetivo das teorias críticas busca a emancipação e o direcionamento na busca do comportamento crítico, com abordagens que apontam para as lutas e práticas de dominação. A análise crítica dos currículos impera sobre o questionamento do conhecimento, relações de poder, identidade como espaços de construção e produção dos discursos, que emitem desigualdades e contestações.
Minha resposta
O objetivo das teorias críticas é a busca e emancipação o direcionamento na busca do comportamento crítico, com estudos que apontam as lutas e práticas de dominação, baseada na formulação do pensar contra hegemonia. A análise crítica dos currículos questiona as formas dominantes de conhecimento que impera sobre o questionamento do conhecimento, que está intimamente interligado a questões de poder, a identidade como espaço de construção de conhecimento.
2O desenvolvimento do projeto surge a partir de uma problemática de interesse de um grupo de alunos, envolvendo-se em coautoria no processo educacional. Os projetos devem ser construídos levando em consideração a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio. Disserte sobre as diferentes etapas de um projeto.
Resposta esperada
Um projeto deve partir do interesse e saberes da turma. Tem seu início a partir de uma pergunta, um problema geral ou particular. Deve conter uma justificativa e os objetivos que são construídos a partir de um conjunto de perguntas inter-relacionadas. Os projetos devem estabelecer relações entre conteúdos e as diferentes áreas do conhecimento e devem apresentar as estratégias de investigação e, por fim, devem apresentar a avaliação do processo de descoberta: Responde a pergunta formulada. Em síntese: Escolha do tema. • Problematização e levantamento de hipóteses. • Revisão dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema. • Definição dos objetivos de aprendizagem e dos conteúdos a serem trabalhos. • Planejamento das ações pedagógicas. Cronograma• Encerramento.
Minha resposta
A teoria crítica do currículo é baseada na formulação do pensar visa levar o aluno a refletir para além das disciplinas, refletir sobre a política sobre a cultura que permeiam a sociedade, dentro desse estudo temos os projetos que devem ser bem elaborados, partindo do interesse e saberes dos estudantes, deve iniciar a partir de uma pergunta, um possível problema que precisa de solução na sociedade. Assim deve conter justificativa e os objetivos que pretendem alcançar, os mesmos são construídos a partir de diversas perguntas inter-relacionadas. Os projetos precisam estabelecer relações entre os conteúdos e as diferentes áreas do conhecimento e devem apresentar as estratégias de investigação e, no final é necessário fazer a avaliação para avaliar o processo de construção e as descobertas feitas e se os objetivos que foram apontando no início foram alcançados.

Outros materiais