Buscar

O que são linhas de langer?

💡 3 Respostas

User badge image

Núbia Márcia Maia

As linhas de Langer conhecidas também como clivagem é como um mapa do corpo humano, são as linhas de tensão da pele. Elas correspondem a orientação natural das fibras de colágeno na derme e geralmente são paralelos a orientação das fibras musculares subjacentes. Os cirurgiões plásticos costumam fazer a incisão paralela as linhas para obter uma melhor cicatrização.

1
Dislike0
User badge image

Carla Medeiros

As linhas de Langer ou de Clivagem são linhas “ imaginárias” que correspondem a orientação natural das fibras de colágeno da derme. Em geral elas se apresentam paralelamente às fibras dos nossos músculos e estão espalhadas por todo corpo, incluindo a face.

As linhas Langer são usadas para orientar os médicos cirurgiões no ato da realização de uma incisão, principalmente de cirurgias plásticas, tendo uma importância fundamental, pois farão com que a região que foi submetida a uma incisão cicatrize com menor tensão, tenha menos riscos de complicações cicatriciais, gerando, enfim um reparo tecidual mais funcional e mais estético.

Esse é um dos motivos da cicatrização da mastopexia (cirurgia de fixação das mamas) com incisão em T invertido, pode causar uma deiscência na zona de junção, já que a incisão vertical da descida do T (formato da cicatriz) não acompanha as linhas de Langer, podendo ocorrer uma complicação na cicatrização neste local.
1
Dislike0
User badge image

Anna Laura Oliveira

As linhas de Langer, às vezes chamadas linhas de clivagem, são linhas topológicas do corpo humano. Foram historicamente definidas pela direção em que a pele humana se divide ao ser atingida com um ponto.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais