Buscar

Tópico - Refletindo sobre o conceito de Ética

Tópico - Refletindo sobre o conceito de Ética

 

Diante da complexidade em compreender o significado de Ética no mundo atual e compreendê-lo cientificamente, cabe sobretudo aos profissionais da educação, aprofundar o referido conceito alicerçando-se nos autores que demonstram compromisso com um mundo mais justo, solidário e ético. Terezinha Rios (2011), por exemplo, assevera que a Ética se apresenta com uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem e da mulher. Nesse sentido, o papel do docente consiste fundamentalmente em:

 

  1. compreender que a Ética se refere ao comportamento individual em relação a si mesmo, ou seja, em fazer o que é bom para si.
  2. conduzir alunos e alunas a aceitarem os valores que a sociedade atual toma como certo ou errado, internalizando-os em função da vida.
  3. entender que educação e sociedade estão a colaborar com os alunos e alunas na prática de reflexões críticas em torno de seu comportamento.
  4. fomentar nos alunos e alunas a percepção de que a tomada de decisões do homem e da mulher, nada tem a ver com escolhas morais.
  5. orientar alunos e alunas na formação de sujeitos sociais históricos, determinando-lhes o que é certo ou errado.


💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Porfirio

Resposta correta: 3. Entender que educação e sociedade estão a colaborar com os alunos e alunas na prática de reflexões críticas em torno de seu comportamento.
1
Dislike0
User badge image

Arlete Nascimento

entender que educação e sociedade estão a colaborar com os alunos e alunas na prática de reflexões críticas em torno de seu comportamento.

Correto

Correta. Consiste em favorecer aos estudantes a reflexão no tocante ao seu comportamento. resposta 3

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais