Buscar

Como ocorre a penetração de fitopatógenos necrotróficos e biotróficos nos seus hospedeiros?

💡 2 Respostas

User badge image

Jessica Alana

Os fungos têm evoluído muitos mecanismos de sobrevivência e metabolismo de fontes nutricionais. Assim, durante a evolução, eles desenvolvem mecanismos de competição por nutrientes e/ou espaço e diferentes métodos de antagonismo. Aqueles fungos que melhor exploram determinados micro-habitats e competem com sucesso com outros microrganismos, podem se constituir em potentes agentes de controle biológico. Os fungos freqüentemente crescem sobre outros fungos na natureza, embora essa associação não necessariamente implique uma relação parasítica. Muito embora não seja bem compreendida, esse micoparasitismo é de ocorrência geral entre todos os grupos de fungos. Muitos desses micoparasitas demonstram possuir uma ampla gama de hospedeiros, como Trichoderma e Gliocladium. Outros parasitas apresentam uma limitada gama de hospedeiros, como por exemplo Sporidesmium sclerotivorum.

1
Dislike0
User badge image

Vanessa Zamban

A penetração de fungos fitopatogênicos vai acontecer por intermédio do apressório, tanto para os necrotróficos, quanto para os biotróficos.

Movimento direcionado (esporos móveis)

tatismo (quimiotatismo, eletrotatismo)

ou

Crescimento direcionado (hifas móveis)

tropismo (quimiotropismo, tigmotrpismo.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais