Buscar

quimica exercício sobre solução

Você preparou uma solução colocando 50 g de cloreto de sódio dissolvidos em 400 mL de água. Essa solução foi deixada em um frasco aberto, a 30°C. Após algum tempo, o soluto começou a ser cristalizado. Qual volume mínimo e aproximado, em mL, de água deve ter evaporado quando se iniciou a cristalização? Dados: produto de solubilidade, a 30°C, do cloreto de sódio = 35 g/100 g de água (35 g/100 mL de água). Demonstre o cálculo e EXPLIQUE o seu raciocínio.

💡 1 Resposta

User badge image

Cleyson Barbosa

Veja só: 100ml de H2O -------- 35g de NaCl

X ml de H2O --------- 50 g de NaCl

X = 5000

35

X = 143 ml de H2O ----- ou seja, para dissolver 50g de NaCl, seria necessário cerca de 143 ml de água!


Na questão é dito que dissolveu-se 50 g de NaCl em 400 ml de H2O, logo há 257 ml de água a mais do que é necessário para os 50 gramas de soluto. Isso significa que para ocorrer a formação de cristais sólidos na solução, é preciso que haja a evaporação de mais de 257 ml de água da solução, pois ocorrendo isso a solução vai ficando cada vez mais concentrada, o que leva a precipitação de do soluto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais