Buscar

historica

sobre as imagens como fontes históricas, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.


( ) Apesar de ricas em detalhes sobre o vestuário do passado, as imagens não podem ser consideradas como fontes históricas verossímeis, uma vez que não é possível atestar se tais roupas eram, de fato, utilizadas.

( ) É possível considerar que parte significativa da produção iconográfica, tanto do passado como do presente, contempla temas do dia a dia, dos assuntos considerados triviais.

( ) Por meio da análise de imagens de temas cotidianos, é possível identificar aspectos banais, como os ambientes de moradia, os objetos de cozinha e até interpretar como aquelas pessoas viam o mundo no qual viviam.

( ) As imagens que registram eventos e/ou situações do passado favorecem a análise e apreensão daquele momento histórico, já que as imagens comunicam mais facilmente um processo complexo. 


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

💡 4 Respostas

User badge image

Deborah Dietrich Lechiu

Você acertou!

A alternativa correta é a e) F – V – V – V. “Mas não apenas de grandes feitos [...] são feitas as imagens durante a história. Na verdade, a maior parte das imagens que existem, tanto atualmente quanto no passado, refere-se a eventos cotidianos, banais até. Mas são esses eventos que podem ser os mais interessantes para os historiadores. Burke (2008) alega que as imagens são especialmente valiosas na reconstrução da cultura cotidiana das pessoas comuns, uma vez que demonstram onde moravam, como moravam, seus utensílios, sua forma de olhar e prever o mundo. Um simples olhar nas vestimentas ao longo do tempo histórico estabelece uma série de relações que o pesquisador pode determinar, afinal, o vestuário é uma das maiores expressões da cultura de um povo, e a forma como este vestuário se modifica ao longo do tempo diz muito sobre as mentalidades vigentes [...]. Uma das características mais interessantes do testemunho das imagens é que elas podem comunicar facilmente um processo complexo, que talvez fosse mais difícil definir apenas por meio de palavras. Além disso, como dissemos, o texto requer uma abstração maior e mais conhecimento do período estudado” (livro-base, p. 115-117).


0
Dislike0
User badge image

Silvana Freitas

resposta: e : f-v-v-v

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais