Buscar

ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

01) Sobre as abordagens comunicativas em relação ao aluno com surdez, leias as assertivas a seguir e marque a INCORRETA:

 A) Glat (2007) apresenta as duas principais abordagens comunicativas de ensino que são utilizadas: Oralistas e Gestuais. 

B) A abordagem preconiza oralista a fala como forma prioritária para a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. Essa abordagem tem o objetivo de tornar os surdos membros da sociedade ouvinte por intermédio da fala e da leitura labial. 

C) Na abordagem gestual a língua de sinais tem sido cada vez mais reconhecida como um meio de comunicação natural e primordial entre surdos. 

D) No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS foi considerada a língua oficial da pessoa surda a partir da publicação da Lei nº 10.436 em abril de 2015.02) 

2) Os movimentos para incluir todas as crianças na escola e o ideal de uma escola para todos vêm dando novo rumo às expectativas educacionais para os alunos com necessidades especiais.

De acordo com esses movimentos marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Esses movimentos evidenciam grande impulso desde os anos 2000 no que se refere à colocação de alunos na rede regular de ensino.

( ) Esses movimentos têm avançado aceleradamente em alguns países desenvolvidos;

( ) Esses movimentos implicam a inserção de todos, sem distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, étnicas, socioeconômicas ou outras.

( ) A inclusão escolar constitui uma proposta politicamente correta, mas que negligencia valores simbólicos importantes de igualdade.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:

 A) V, F, V e F 

B) F, F, F e V 

C) F, V, V e F 

D) V, V, F e V03) 

3) É indiscutível a dificuldade de efetuar mudanças, ainda mais quando implicam novos desafios e inquestionáveis demandas socioculturais. De acordo com essa afirmativa marque a alternativa CORRETA:

 A) O que se pretende não é o enfrentamento dos desafios é manter a continuidade das práticas passadas; 

B) Deve-se procurar manter o equilíbrio cuidadoso entre o que existe e as mudanças que se propõem; 

C) O êxito da integração escolar não depende da eficiência no atendimento, depende apenas de fatores políticos; 

D) Para atender à diversidade deve-se copiar as atitudes pedagógicas passadas, sem modifica-las pois elas já foram testadas.

4) Sobre o sistema de apoio para os alunos surdos na instituição escola, estão previstas por lei algumas possibilidades e viabilidades no sentido de melhor atende-los. Acerca desse atendimento, leia as assertivas a seguir:

I- As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial (Res. CNE nº 02/2001) prevê que a escola poderá contar com serviços de apoio pedagógico especializado, seja sob a forma de salas de recursos, seja de professores intérpretes ou de apoio fixo nas turmas que mantiverem alunos surdos, entre outras.

II- Geralmente o apoio especializado consiste em um trabalho de suplementação curricular, que visa a abordagem de conteúdos não desenvolvidas em sala de aula.

III- Há alguns casos em que se pode dispor de um professor de apoio, fixo em sala de aula, que poderá ser o mesmo da sala de recursos, desde que tenha previsto em seu cronograma momentos de atendimento coletivo das turmas em que alunos surdos estiverem incluídos. Sobre as assertivas, é correto afirmar que:

A) Somente a I está correta; 

B) I e III estão corretas; 

C) II e III estão corretas; 

D) Todas estão corretas.

5) A respeito do planejamento da educação de alunos surdos é primordial que sejam feitas parcerias no sentido de atender a esses alunos da maneira adequada e proeficiente. Sobre esse atendimento, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (V) para as falsas:

( ) Os professores de Libras, da classe comum e o professor especializado em Língua Portuguesa devem planejar conjuntamente.

( ) Este planejamento inicia-se com a definição do conteúdo curricular, o que implica em pesquisa sobre o assunto a ser ensinado.

( ) Os alunos com surdez são observados apenas pelos profissionais que trabalham diretamente com eles pois se eles forem observados por todos os profissionais podem ficar constrangidos e não aprender.

( ) Esta observação deve focalizar-se nos seguintes aspectos: sociabilidade, cognição, linguagem (oral, escrita, visoespacial), afetividade, motricidade, aptidões, interesses, habilidades e talentos.

A sequência correta é:

 A) V,V,V,V 

B) F,F,V,F 

C) V,V,F,V 

D) F,F,V,V06) 

6) Em relação às Instituições de Ensino Superior (IES) que ofereciam em 19998 formação em nível de Pós Graduação para trabalhar com a Educação Especial é correto afirmar EXCETO:

 A) Em nível de pós-graduação, esta formação contava, em 1998, com 43 cursos de especialização em educação especial, oferecidos pelas instituições de ensino superior (IES) no Brasil. 

B) A grande maioria desses cursos era destinada à educação especial por categorias de deficiência. 

C) Em relação à formação em cursos de pós-graduação stricto sensu, Bueno (2002, p. 52-53) informa: "Vinte e três IES indicaram possuir cursos de mestrado em educação que aceitam alunos interessados em desenvolver dissertações no campo da educação especial, 

D) Somente duas das instituições que possuem mestrado em educação, mantinham mestrado específico em educação especial".

7) Sobre os estudos citados em nossa apostila que tentam compreender as dificuldades da área de formação de professores para atendimento à educação especial em aceitar a crítica ao modelo médico-pedagógico, leia as afirmativas abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Alguns estudos nos fazem compreender que a dificuldade da área em aceitar a crítica a esse modelo médico-pedagógico está relacionada ao pensamento hegemônico, ou seja, pensamento da maioria dos pesquisadores da área.

( ) Os estudos apontam também para o fato de que o pensamento hegemônico não está presente somente na educação especial, mas na educação de maneira geral, que tem a base biológica como explicação para o insucesso escolar.

( ) Junto a essa explicação de base biológica do fracasso , encontramos a sustentação psicológica de que o fracasso escolar decorre de questões individuais, e não sociais. A sequência correta é:

 A) V,V,V 

B) F,F,V 

C) V,F,V 

D) F,F,F

8) Verificando-se uma síntese em relação à proposição atual de formação de professores, tanto capacitados como especializados para o trabalho com a Educação Especial, leias as assertivas a seguir:

I- Esta formação não rompe com o modelo de formação tradicionalmente destinado à área, ou seja o modelo médico-pedagógico.

II- Com base nas contribuições de Skrtic (1996), é possível afirmar que a educação especial tem, historicamente, se organizado tendo por base o modelo médico-pedagógico. III- Este modelo chega mesmo a ser confundido com o conhecimento da educação especial e passa a organizar o currículo do curso de formação de seus professores.

 A) Somente a I está correta. 

B) I e II estão corretas. 

C) II e III estão corretas. 

D) Todas estão corretas

9) Segundo nossos estudos a partir de leituras das principais publicações da área da inclusão , foi possível perceber que há divergências relacionadas à apreensão da política de inclusão. Assim, identifica-se que há, ao menos, duas tendências neste debate. A propositiva e a analítica. Sobre a perspectiva, marque a alternativa CORRETA:

 A) Tomam a inclusão como um modelo a ser definido; 

B) Propõem indicações implícitas de como deve ocorrer a inclusão; 

C) A partir da sensibilização dos professores, indicam que estes devem ter desenvolvido suas competências para incluir os mais diferentes alunos. 

D) Discutem a inclusão levando em conta as suas reais possibilidades.

10) O despreparo e o medo do desconhecido ainda pairam sobre as salas de aula frente os desafios de proporcionar aos alunos uma verdadeira inclusão. De acordo com essa afirmativa marque a alternativa INCORRETA:

 A) Incluir um aluno na escola regular é permitir a frequência dele nas aulas; 

B) A inclusão requer participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, socialização e vivência. 

C) Para que a inclusão ocorra de forma efetiva é necessário que a escola se organize funcionalmente e estruturalmente para receber este aluno e incluí-lo. 

D) O currículo deve ser adaptado às necessidades dos alunos, promovendo oportunidades que se adéquem às habilidades e interesses diferenciados na intenção de promover a inclusão de todos.

💡 16 Respostas

User badge image

Kamila S

se é pra postar resultado errado, melhor não postar nada!!!!!!!!!!!!!!

3
Dislike0
User badge image

Aira Cristine

Respostas corretas - TODAS VERIFICADAS

1 D

2C

3B

4D

5A PEEGADINHA

6B

7A

8D

9C

10A


3
Dislike1
User badge image

Moises Santos

O GABARITO DA AIRA CRISTINE ESTÁ CORRETO

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais