Buscar

Como funciona a indenização de desapropriação por utilidade pública?

💡 4 Respostas

User badge image

Tamirys Pires

desapropriação por utilidade pública está prevista na CF, no art. 5º XXIV "a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição".

COnforme dito no art, a indenização deveráa ser prévia e o procedimento é regulado pelo decreto 3365


1
Dislike0
User badge image

Ludmilla Cordeiro

A indenização deve ser justa e prévia, podendo ser oferecida administrativamente e, caso aceita pelo proprietário, não ensejará o ajuizamento de ação judicial. Caso não seja aceita a oferta na esfera administrativa pelo proprietário, há o ajuizamento da ação de desapropriação, no bojo da qual o imóvel será avaliado e o ente expropriante fará o depósito do valor ofertado e, caso a avaliação seja superior à oferta, do valor complementar. Após a imissão provisória na posse, 80% do valor depositado judicialmente pelo ente expropriante é levantado pela parte expropriada, e o valor remanescente será pago após o trânsito em julgado. Está pendente de julgamento RE com reconhecimento de Repercussão Geral sobre a admissibilidade do regime de precatórios para o pagamento do valor remanescente.

1
Dislike0
User badge image

Brenin Torres

fdas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais