Buscar

o solfejo ritmo como proceder para iniciantes?

💡 4 Respostas

User badge image

Elcio Junior

Olá, Kelly! Uma opção interessante é assimilar figuras rítmicas à palavras, por exemplo para um conjunto de 4 semicolcheias é possível assimilar à palavra "Chocolate" (por exemplo), duas colcheias à palavra Bamba, entre outras. Essa questão de adotar palavras para o ritmo é muito eficiente com crianças e adultos (pois foge do conhecido "tá" "tá" "tá").

Outra sugestão é utilizar sempre o corpo como forma de facilitar o ritmo, nesse sentido recomendo muito buscar os materiais do método "O Passo" de Lucas Ciavatta, pois concebe atividades corporais para compreensão do ritmo, isso deixará o aprendizado muito mais completo e sensorial.

Por último (espero conseguir explicar por aqui), é utilizar os dedos para realização do solfejo. Como nós estamos falando de solfejo para iniciantes é possível fazer com que eles considerem os quatro dedos (com exceção do polegar) para marcar um conjunto de 4 semicolcheias (as colcheias são mais práticas, pois em geral são a figura de maior duração nas atividades de solfejo rítmico inicial). O estudante fará a marcação contínua dessas semicolcheias com os dedos da mão (como se estivesse tocando um fragmento de escala no piano) e ao ver por exemplo um conjunto de duas semínimas (por exemplo), fará o solfejo sempre no primeiro dedo do conjunto de 4 semicolcheias, para um conjunto de duas colcheias, sempre no primeiro e terceiro dedo, e assim montando novas combinações.

Espero que tenha ajudado de alguma forma.

0
Dislike0
User badge image

Elcio Junior

Perdão, Kelly! Apenas corrigindo um trecho da minha resposta: [...]"marcar um conjunto de 4 semicolcheias (as SEMICOLCHEIAS são mais práticas, pois em geral são a figura de maior duração nas atividades de solfejo rítmico inicial).

Desculpe o errinho!

0
Dislike0
User badge image

Maria Beth

O pozzoli é um livro muito bom para vc Kelly.

Vc vai pegando os grupos de semínimas e pode por exemplo falar Tá. os grupos de 2 colcheias tá-ti, lembrando que o tempo em que executou o tá (semínima), deve ser o mesmo tempo para as duas colcheias, poderá associar outras palavras para as colcheias como: bala.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais