Buscar

Qual a diferença entre avaliação e PEI para criança com Deficiência? deixem o Joinha..

Qual a diferença entre avaliação e PEI para criança com Deficiência? deixem o Joinha.. 

Respostas

58 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Jose Roneur

Plano Educacional Individualizado (PEI): uma ferramenta indispensável na prática pedagógica

 8 de fevereiro de 2019  Tutores Brasil

Observamos nos dias de hoje uma grande dificuldade dos professores em lidar com alunos que tenham necessidades educacionais diferenciadas. Importante ressaltar que quando me refiro a alunos com necessidades educacionais diferenciadas não exclusivamente estamos tratando de crianças com algum tipo de deficiência, mas incluo nessas necessidades uma criança que tenha dificuldade de aprendizagem ou até mesmo transtorno de aprendizagem (TDAH, Dislexia, entre outros), ou seja, devemos observar cada criança em sua individualidade e como cada uma delas aprende, afinal, todas aprendem só que de maneiras diferentes e essas particularidades quem pode e deve observar é o professor em sala de aula.

Considerando esses apontamentos falaremos hoje do PEI (Plano Educacional Individualizado). Acredito que falar sobre PEI com professores seja ainda algo novo, muito embora seja uma ferramenta de extrema relevância em sala de aula. Observo que os professores por estarem envolvidos em sua prática diária e com uma demanda burocrática enorme acabam por não darem a devida atenção a isso. Eu mesma enquanto atuava em sala de aula nunca ouvi falar em PEI, e muito mais grave é saber que as escolas não discutem sobre esse tema.

Arrisco-me a dizer que o ideal, independente de necessidades educacionais diferenciadas, seria que cada aluno tivesse o seu PEI. Então vocês devem estar imaginando o que deve ser esse tal de PEI, não é mesmo? Então vamos lá…

Quem elabora o PEI? O professor ou a equipe pedagógica de uma forma geral.

O PEI é um plano educacional individualizado, tudo bem, mas o que temos que colocar no PEI?

É necessário dizer que antes de elaborar o PEI, o professor precisa fazer uma avaliação do aluno, uma observação e até mesmo uns testes por assim dizer, tudo isso com o objetivo de saber e identificar as potencialidades, habilidades e até mesmo conteúdos prévios que o aluno domine, assim como essa observação servirá também para identificar suas dificuldades, pontos de melhorias e conteúdo que ainda não domina. Uma vez que o professor já tenha esses dados, aí sim, ele poderá elaborar o PEI.

No PEI colocaremos as nossas metas para o aluno e o PEI deve ser reavaliado periodicamente, pode ser bimestralmente talvez, mas segundo a literatura e pesquisas científicas, o ideal seria mensalmente.

Colocaremos nesse documento além das metas, a maneira específica que usaremos para o aluno assimilar os conteúdos, quais conteúdos vamos trabalhar e estratégias a serem utilizadas, ex:

1
Dislike0
User badge image

Fabiana Paula

o pei é para voce se organiza durante o ano a avaliacao faz parte do pei , mas um nao elimina o outro, caminham juntos

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina