Buscar

Exercícios de Físico Química

1º) A energia de Gibbs padrão de formação do enxofre rômbico é 0 e a do enxofre monoclínico é +0,33 kJ.mol-1, a 25°C. Qual a espécie polimórfica é mais estável nessa temperatura?

2º) A densidade do enxofre rômbico é 2,070 g.cm-3 e a do enxofre monoclínico é 1,957 g.cm-3. Pela aplicação de pressão podemos esperar que o enxofre monoclínico torne-se mais estável do que o enxofre rômbico?


3º) Calcule a variação da energia de Gibbs molar do dióxido de carbono (considerado como um gás perfeito), a 20°C, quando a sua pressão parcial no ar muda isotermicamente de 1,0 bar para (a) 2,0 bar, (b) 0,00027 atm.


4º) Uma amostra de vapor de água, a 200°C, é isotermicamente comprimida de 300 mL para 100 mL. Qual é a variação da energia de Gibbs molar?


5º) Sem fazer nenhum calculo, determine se a energia de Gibbs molar de um gás aumentará ou diminuirá, em relação ao seu valor para um gás "perfeito", devido à presença de (a) interações atrativas, (b) interações repulsivas, entre as moléculas do gás.


6º) Admita que um gás obedeça a equação de estado de Van der Waals, sendo as interações repulsivas muito maiores do que as interações atrativas (isto e, despreze o parâmetro “a”). (a) Encontre uma expressão para a variação da energia de Gibbs molar quando a pressão muda de pi para pf. (b) A variação e maior ou menor do que para um gás perfeito? (c) Calcule a diferença percentual entre o gás de Van der Waals e o gás perfeito para o dióxido de carbono sofrendo uma variação de pressão de 1,0 atm para 10,0 atm, a 298,15 K.


7º) A entropia molar padrão do enxofre rômbico e 31,80 J.K-1.mol-1 e a do enxofre monoclínico é 32,6 J.K-1.mol-1. O aumento da temperatura pode fazer com que o enxofre monoclínico fique mais estável que o enxofre rômbico? (Veja o Exercício 5.1 para os dados.)


8º) A entropia molar padrão do benzeno e 173,3 J.K-1.mol-1. Calcule a variação da

energia de Gibbs molar padrão quando o benzeno for aquecido de 20°C para 50°C.


💡 2 Respostas

User badge image

Deivid Andrade

Renatha como faço para que muitas pessoas vejam e me ajude?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais