Buscar

Um disjuntor termomagnético é um dispositivo de proteção capaz de ser utilizado para manobras, ligar ou desligar, ou para proteção....

Um disjuntor termomagnético é um dispositivo de proteção capaz de ser utilizado para manobras, ligar ou desligar, ou para proteção, contra sobrecargas e contra curto-circuitos. Ele possui dois princípios de funcionamento para proteção, um térmico e um magnético.

Discuta os conceitos físicos envolvidos nesse dispositivo com que nos deparamos diariamente nas nossas residências, trabalho, escola, entre tantas outras aplicações.

💡 12 Respostas

User badge image

Kaian Sousa

O disjuntor termomagnético é um dispositivo responsável por monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo o fluxo de energia sempre que identificar um pico que ultrapasse o considerado adequado. Com isso, o disjuntor protege a instalação elétrica de curto-circuitos e outros problemas relacionados à sobrecarga elétricaA função térmica de um Disjuntor Termomagnético se dá através da deformação de uma lâmina bimetálica. Diante de uma situação de sobrecarga, ela se aquece por efeito joule e começa a se deformar. O disjuntor, por sua vez, possui um contato que em determinado nível de deformação se abre seccionando o circuito protegido por este disjuntor. Já a função magnética funciona com base na Lei do Eletromagnetismo, através da qual é possível dimensionar uma bobina que quando atingida por uma forte corrente elétrica desloca um contato seccionando.
12
Dislike0
User badge image

Bruno Fonseca

O disjuntor termomagnético é um dispositivo responsável por monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo o fluxo de energia sempre que identificar um pico que ultrapasse o considerado adequado. Com isso, o disjuntor protege a instalação elétrica de curto-circuitos e outros problemas relacionados à sobrecarga elétrica.

 

A função térmica de um Disjuntor Termomagnético se dá através da deformação de uma lâmina bimetálica. Diante de uma situação de sobrecarga, ela se aquece por efeito joule e começa a se deformar. O disjuntor, por sua vez, possui um contato que em determinado nível de deformação se abre seccionando o circuito protegido por este disjuntor. Já a função magnética funciona com base na Lei do Eletromagnetismo, através da qual é possível dimensionar uma bobina que quando atingida por uma forte corrente elétrica desloca um contato seccionando.

 

Exemplo, um disjuntor cuja a corrente é de 10A, neste caso para correntes menores ou igual (I ≤ 10A), a chapa bimetálica suportará o aquecimento sem mudar a sua característica mecânica, ou seja a sua forma física permanece a mesma.

 

Caso a corrente ultrapasse o valor de 10A e permaneça constante (sobrecorrente/sobrecarga), o efeito joule sofrido pela chapa bimetálica irá aumentar além do nível nominal, quando isso ocorrer, a chapa mudará a sua forma, neste momento a mesma irá empenar (encurvar) de modo que esta, entrará em contato com o mecanismo interno do disjuntor e por fim provocando o desligamento do disjuntor.

 

A Proteção Magnética é feita por um indutor (bobina) em conjunto com um pistão metálico, o pistão metálico fica posicionado dentro da bobina, sendo que este não tem contato físico com a bobina.

 

Quando a corrente elétrica percorre por um cabo elétrico, um campo magnético é criado ao redor do mesmo.

 

Mesmo em condição nominal, ou seja corrente com valor ≤ a corrente nominal do disjuntor, o campo magnético deste indutor está presente, no momento em que acontece um curto-circuito, a corrente se eleva rapidamente e com um valor bem alto quando comparado com a corrente nominal, no momento do curto-circuito o campo magnético do indutor tem um aumento proporcional ao pico de corrente, esse campo magnético induz o pistão metálico de tal forma que o mesmo se movimenta como se fosse um ímã.

 

Neste movimento o pistão empurra o mecanismo do disjuntor, fazendo com que o mesmo desarme e faça a proteção do circuito, desta forma o circuito é protegido contra curto-circuito pela proteção magnética.

 

 

 

4
Dislike0
User badge image

Cosme Juliasse Cipulli

O disjuntor termomagnético, como o próprio nome já diz, funciona com um princípio térmico e outro magnético.

A proteção térmica se dá da seguinte maneira: ao percorrer uma corrente elétrica sobre um condutor, por efeito joule, ocorre o aumento da temperatura do condutor. Esse condutor sofre uma deformação devido ao seu aumento de temperatura, com a deformação, o bimetálico, dispositivo térmico mostrado na figura pelo item 2, curva-se e desaciona o dispositivo, movimentando o contato móvel, visto no item 9, abrindo o circuito. Assim, conhecendo o bimetálico, é possível determinar a corrente necessária para deformá-lo. Esse princípio é válido para sobrecargas recorrentes; esse circuito não possui capacidade de atuar contra faltas de curto-circuito de forma eficaz.A proteção magnética funciona da seguinte maneira: ao percorrer uma corrente elétrica sobre um fio condutor, ocorre a criação de um campo magnético. Se enrolarmos um condutor de modo a fazer um solenoide, conseguimos um campo magnético de alta intensidade e praticamente constante dentro do componente. Assim, pode-se construir um solenoide, sabendo-se a corrente que se deseja proteger, que crie um campo magnético capaz de movimentar um eixo em seu interior, quando a corrente ultrapassar um certo valor. Ou seja, quando a corrente for suficientemente grande, o solenoide, ou bobina de disparo visto no item 3, cria uma força magnética que movimentará o eixo, contato móvel, visto no item 9, e desarmará o disjuntor. Esse efeito é muito rápido e, portanto, caracteriza uma ótima proteção contra curto-circuitos e sobrecargas.

Vale ainda ressaltar que há uma câmara, vista no item 4, que funciona para extinguir arcos voltaicos que possam ocorrer no desarmamento ou religamento do equipamento.

O disjuntor também deve conter entradas e saídas de ar, vistas no item 1 e 5, para que a energia térmica possa se dissipar de forma a não alterar o funcionamento do dispositivo, visto que todos os componentes produzem calor e o bimetálico é influenciado pela temperatura; assim, a única influência no elemento térmico deve ser a corrente que por ele percorre.


4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais