Buscar

transplante alogênico

  1. . No caso de um transplante alogênico, onde o órgão vem de um doador, qual tipo de hipersensibilidade estaria envolvida e qual seria a possível solução para evitar a rejeição?


💡 1 Resposta

User badge image

Adryan Batalha

Então, não sei bem se vai lhe ajudar. No livro de Imunologia do Tizard, ele cita que a resposta imune adaptativa pode ser humoral, assim como pode ser mediada por células. A resposta imune mediada por células, nas quais classificamos principalmente os linfócitos, é que vai ser a responsável pela rejeição. Citando as palavras do livro:

"[...]O processo de rejeição de um enxerto é signifificativo, pois demonstra a existência de um mecanismo pelo qual células estranhas, embora não muito diferentes daquelas do animal receptor, são rapidamente reconhecidas e eliminadas. Mesmo as células com mínimas anomalias estruturais podem ser reconhecidas como estranhas pelo sistema imune, sendo, então, eliminadas, ainda que sejam aparentemente saudáveis[...] O processo de rejeição ao enxerto é primariamente mediado pelos linfócitos[...]"

Arrisco dizer desta forma, que a hipersensibilidade possa ser do tipo IV (não 100% certo dessa afirmação).

Espero ter contribuído de alguma forma

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais