Buscar

duvida esta em relação a pergunta enunciada

O Direito civil possui alguns conceitos e alguns conteúdos que são inerentes a boa parte das legislações de tal espécie no Ocidente. Dentre tais conceitos, encontra-se o trecho denominado “Aspectos Introdutórios”. Em relação a tal não se pode afirmar:

  • Considerada por muitos como a primeira codificação de Direito civil, o Corpus Juris Civilis é uma compilação legislativa romana datada do século VI, tendo sido elaborado por determinação do Imperador Justiniano.


  • O Direito civil se enquadra no ramo do Direito privado e disciplina as relações jurídicas da pessoa, seja uma com as outras (envolvendo relações familiares e obrigacionais), seja com as coisas (propriedade e posse).


  • Como um dos elementos de mudança de visão em relação ao CC/1916, o CC/2002 é tido como mais patrimonial e menos humanizado, adotando, por isso, princípios, dentre os quais está o da eticidade, que impede a compatibilização dos valores técnicos com os valores éticos no ordenamento jurídico.


  • A expressão “sujeito de direitos” tem conceito fomentado com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e significa, em resumo, aquele a quem se pode imputar direitos e obrigações por meio da lei.


💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais