Buscar

IINVESTIMENTOS

As decisões de investimento incluem a coleta de dados que sejam pertinentes e análise e escolha das propostas de investimentos que possam dispor de resultados benéficos à organização em uma ótica de longo prazo. Ou seja, esse processo se relaciona com todos desembolsos e entradas que englobam a operação da empresa, por exemplo, ampliação e compra de novos maquinários, entre outros. Portanto, sabemos que os recursos da empresa sempre serão escassos, assim, consequentemente, os gestores financeiros devem agir logicamente para alocar esses recursos disponíveis da forma mais eficiente possível. (ROSSETTI, J. P. et al., 2008).

 

Em vista do exposto, as decisões de investimento podem acarretar diversas movimentações financeiras, como:

  • Desembolso ou investimento inicial;
  • Receitas operacionais;
  • Custos e despesas operacionais;
  • Despesas não desembolsáveis e Imposto de renda;
  • Vendas de ativos;
  • Resultados colaterais e implícitos das decisões de investimentos;
  • Custo de oportunidade de recursos internos;
  • Custos irrecuperáveis (sunk costs) e;
  • Sinergia de projetos.

Diante disso, escolha pelo menos 3 opções de movimentações financeiras que, como visto, podem ocorrer a partir de uma decisão de investimento e disserte sobre cada uma delas.

Obs.: para a elaboração de sua resposta (que não deve ser tão somente a transposição do conteúdo no e-book ou outras fontes para o campo de respostas e sim uma explicação com as suas próprias palavras) utilize o conteúdo teórico disponível no e-book da disciplina e, caso seja necessário, consulte outras fontes (internet, biblioteca virtual, etc.).


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As movimentações financeiras que podem ocorrer a partir de uma decisão de investimento são: 1) Desembolso ou investimento inicial: Refere-se ao valor que a empresa precisa desembolsar para iniciar o investimento, como a compra de maquinários, equipamentos ou aquisição de um novo empreendimento. 2) Receitas operacionais: São as receitas geradas pela operação do investimento, como a venda de produtos ou serviços. Essas receitas são fundamentais para o retorno do investimento e para a sustentabilidade financeira da empresa. 3) Custos e despesas operacionais: São os gastos necessários para manter o investimento em funcionamento, como custos de produção, salários dos funcionários, aluguel, energia elétrica, entre outros. É importante que esses custos sejam controlados e estejam alinhados com as receitas geradas. É fundamental que os gestores financeiros analisem e monitorem essas movimentações financeiras para garantir que o investimento seja eficiente e traga resultados benéficos para a organização no longo prazo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais