Buscar

BIOQUIMICA: COMPONENTES DA CÉLULA EUCARIÓTICA, DESTACANDO AS FUNÇÕES E ESTRUTURAS.

💡 2 Respostas

User badge image

Iara Lopes

As células eucarióticas, também conhecidas como eucariontes, são estruturalmente mais complexas que as procarióticas. São caracterizadas por apresentar o conteúdo nuclear envolvido por uma membrana denominada carioteca, além de possuir vários tipos de organelas membranosas em seu citoplasma.

Célula Eucariótica:

Mitocôndria :Organela responsável pela respiração celular. Produz energia para a célula.

Peroxissoma: Organela esférica, envolvida por uma membrana vesicular. Armazena enzimas.

Membrana Plasmática: Separa o conteúdo citoplasmático do meio em que ela se encontra e controla as trocas de substâncias com o meio ambiente, do mesmo modo que nas células procarióticas.

Complexo de Golgi: Organela formada por sacos achatados e vesículas. Concentram, armazenam e secretam substâncias (proteínas).Sistema de canais e membranas, relacionado com a síntese proteica.

Retículo Endoplasmático Liso ou Agranular: Sacos membranosos sem ribossomos aderidos, relacionados com a síntese de lipídios.

Núcleo: Formado por carioteca ou membrana nuclear, cromatina e nucléolo. A carioteca delimita o núcleo, a cromatina armazena o material genético e o nucléolo, constituído por RNA e relacionado à produção de ribossomos.

Ribossomos :Mesmo papel desempenhado nas células procariontes.

Citoesqueleto: Composto por microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários. Mantém a estrutura e a organização interna da célula.

Lisossoma ou Lisossomo: São bolsas membranosas que armazenam enzimas digestivas. São responsáveis pelo processo de digestão celular.

Centríolo: São feixes curtos de microtúbulos localizados no citoplasma das células eucariontes. Exerce função vital no processo de divisão celular e ajudam no momento da separação.

Vacúolo: Espaços preenchidos por uma solução de água, sais, açúcares, etc. Na célula animal aparecem vários. Armazenam nutrientes e água, além de conferir volume à célula.

1
Dislike0
User badge image

Deraldo Roberto

Por este motivo, as células eucariontes são consideradas “células com núcleo verdadeiro”. Possuem uma parede para delimitar e proteger o material genético presente no núcleo celular. Esta membrana nuclear individualizada e delimitada (denominada cariomembrana) permite a existência de um núcleo definido (carioteca)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais