Buscar

Em quantos grupos divide-se o passivo? Explique cada grupo. Qual a diferença entre passivo circulante e exigível a longo prazo? curte pfvr

💡 2 Respostas

User badge image

ROGERIO BARCELOS FRANCISCO

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Passivo: É representado pelo conjunto dos deveres e obrigações financeiras da empresa. Dentre elas, estão as dívidas contraídas, as compras realizadas a prazo, as contas a serem quitadas, dentre outras obrigações do dia a dia da sociedade. Exemplo: contas a pagar, salários a pagar, impostos a pagar, encargos sociais a pagar, parcelas de financiamento a pagar.

Passivo exigível a longo prazo são as obrigações de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte.

Dentro do Balanço Patrimonial, o campo de passivos não exigíveis é onde é colocado o valor resultante da diferença entre os ativos e as obrigações da empresa. É considerado como o Patrimônio Líquido da organização, aquele que não tem natureza de dívida a ser quitada.

O passivo circulante operacional é aquele diretamente relacionado com a operação da empresa: pagamento de funcionários, fornecedores, impostos e etc. O passivo circulante financeiro são os valores monetários como duplicatas e empréstimos a curto prazo.

Passivo não circulante é um subgrupo do passivo exigível do Balanço Patrimonial e é composto das contas antes agrupadas no Passivo Exigível a Longo Prazo, ou seja, de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte ao encerramento do balanço.

o passivo circulante é aquele que aglomera as dívidas de curto prazo, que serão pagar em, no máximo, um ano. Por outro lado, o passivo não circulante é formado pelas dívidas que serão quitadas em longo prazo, ou seja, em mais de um ano. Em geral, são contas que só serão encerradas em outro exercício fiscal.


0
Dislike0
User badge image

Ana Silva

Passivo circulante: todas as obrigações que tenham seu vencimento até o final do ano¹ seguinte à data do encerramento do exercício corrente


Passivo não circulante: as obrigações que tenham seu vencimento após o final do ano¹ seguinte ao da data de encerramento do exercício corrente.

Ou seja,
Passivo circulante=curto prazo
Passivo não circulante=longo prazo
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais