Buscar

Me ajuda

Constituição Social sobre o lucro das pessoas jurídicas. Lei nº 7. 689/88. Natureza Jurídica. A questão da Lei Complementar. Princípio da irretroatividade das leis tributárias. Inconstitucionalidade da cobrança com referência ao período-base de 1988. Precedentes do STF extraordinário a que se nega provimento. (STF. RE nº 159.036-8. Rel. Min. Celso de Mello). Assim sendo, trata-se de uma espécie tributária, traduz típica contribuição social, ligada ao financiamento da seguridade social.

Diante disso, é um tributo vinculado ou não vinculado? Como é determinada a natureza jurídica deste tributo? Responda em cerca de uma lauda de texto.


💡 2 Respostas

User badge image

Jessica Keisy

O tributo é vinculado a previdência social, a contribuição social é uma espécie de tributo.

Para um melhor entendimento é bom ler a orientação jurisprudencial.

Em nível jurisprudencial, destacamos a orientação firmada pelo supremo Tribunal Federal no sentido de que a contribuição de seguridade social não só se qualifica como modalidade autonomia de tributo (RT 143/684), como também representa espécie tributaria essencialmente vinculado ao financiamento da Seguridade Social.

5
Dislike0
User badge image

Jessica Keisy

O tributo é vinculado a previdência social, a contribuição social é uma espécie de tributo.
Em nível jurisprudencial, destacamos a orientação firmada pelo supremo tribunal federal no sentido de que a contribuição de seguridade social não só se qualifica como modalidade autônoma de tributo ( RTJ 143/684), como também representa espécie tributária essencialmente vinculada ao financiamento da seguridade social.
Tributo é um tipo de gênero que comporta cinco espécies, sendo elas: Impostos, Taxas, Contribuição de Melhorias, Contribuições Sociais e Empréstimos Compulsórios. Podem-se dividir essa espécies entre tributos vinculados e não vinculados.
1. Tributo Vinculado
O tributo vinculado é aquele que você paga um determinado valor devido a uma contraprestação específica, ou seja, um serviço que já foi determinado. São considerados tributos vinculados: Taxas, Contribuições de Melhoria, Contribuições Sociais e Empréstimos Compulsórios. Esse tributo pago será destinado apenas para essa atividade, por exemplo, uma contribuição de melhoria (quando um ente federal faz qualquer obra pública que ocorre valorização imobiliária). Um exemplo de obra pública considerada contribuição de melhoria, ou seja, exige o pagamento de um tributo vinculado.
* Tributo não vinculado
O tributo não vinculado é aquele tipo de tributo que você paga é será utilizado de forma generalizada. Sendo assim a contraprestação que recebemos não é específica: esse dinheiro poderá ser utilizado para pagar o salario de algum funcionário público, por exemplo. Somente os impostos são considerados tributos não vinculados.
Outros exemplos disso é o IPVA, muitas vezes sua função é confundida pois poucos sabem que ele é um tributo não vinculado, ou seja, seu uso não está necessariamente ligada á construção ou á manutenção das vias públicas e, sim a qualquer atividade. Dessa forma, a contribuição recolhida através do IPVA pode ser usada para manutenção de uma via sim, bem como pode ser para pagar o salário de um funcionário público, sendo assim, sua contraprestação é geral. 


4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais