Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA - DIREITO TRIBUTÁRIO APLICADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA - DIREITO TRIBUTÁRIO APLICADO
Questão 1
O crédito tributário é constituído por meio do(a)
· Cobrança administrativa
· Ajuizamento da execução fiscal
· Inscrição em dívida ativa
· Lançamento
Questão 2
Acerca do crédito tributário, assinale a opção INCORRETA
· A isenção atinge apenas ao ato de cumprir com a obrigação principal, isentando o contribuinte tão somente ao ato de pagar o tributo.
· O IPTU tem seu crédito constituído pelo lançamento de ofício.
· O Imposto de Importação é o imposto que é lançado na modalidade de lançamento misto.  
· O Imposto de Renda tem o crédito tributário constituído por meio do lançamento por declaração.
Questão 3
Conforme legislação tributária, analise as opções abaixo e assinale a questão INCORRETA
· Na ocorrência da exclusão do crédito tributário o cumprimento das obrigações acessórias não é dispensado. Ou seja, a exclusão atinge apenas a obrigação principal.
· O fiscal de tributo que identifica a ausência da declaração do ICMS devido por parte de um contribuinte, efetua a lavratura do auto de infração do aludido imposto, por meio do lançamento de ofício.
· Apesar da similitude da anistia e da remissão, ambas não se confundem. Enquanto na anistia há a dispensa do pagamento da penalidade cometida, na remissão há a dispensa pelo perdão concedido ao crédito tributário.
· A competência da constituição do crédito tributário por meio do lançamento é de responsabilidade de qualquer servidor público que trabalhe nas entidades fazendárias, desde que esse servidor seja estatutário e estável.  
Questão 4
A  empresa ABC possuía dívida de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), além de multa pela mora, referente ao ano de 2017. Ocorre que, em 2018, a empresa DEF incorporou a empresa ABC. Dessa forma, assinale a alternativa correta:
· Já que a dívida fora constituída antes da incorporação, a empresa DEF não tem nenhuma responsabilidade no pagamento do IRPJ e nem no pagamento da multa;
· A empresa DEF só é responsável pelo IRPJ, já que a multa não fora aplicada por sua culpa.
· A empresa DEF, por ser a incorporadora, só é responsável pelo pagamento da multa;
· Devido à empresa DEF ser a incorporadora, esta responde integralmente pelo IRPJ devido e pela multa;
Questão 5
Sobre competência legislativa, sabe-se a união tem a competência para legislar de forma geral sobre os todos os tributos. Aos estados e municípios incube a obrigação de suplementar as regras de cobrança das espécies tributárias. Caso a união não cumpra com sua obrigação, os estados e municípios assumem a capacidade plena e poderão estabelecer as regras gerais para a cobrança. Sobre isso é INCORRETO afirmar:
· O IPVA é um exemplo de competência plena, visto que, mesmo não existindo regras gerais advindas da União, os estados assumiram a capacidade plena e criaram o tributo.  
· Com o exemplo do IPVA, se hoje surgir uma lei federal que estabeleça regras gerais para o IPVA, as leis estaduais terão seus efeitos suspensos e não serão revogadas. 
· Ainda sobre o IPVA se surgir uma lei federal que estabeleça regras gerais para o este imposto, as leis estaduais serão revogadas, visto que a competência legislativa da União deverá ser respeitada.  
· A competência para legislar de forma geral é apenas da união, no entanto, caso ela seja omissão, os demais entes terão a competência plena e poderão legislar.
 
Questão 6
O procurador geral do município de Rosa dos Ventos chegou em seu gabinete e encontrou em sua mesa, o papel de energia elétrica. Curioso, ele abriu para ver o quanto gastava o prédio onde funcionava a procuradoria, visto que ele era novato ali. Analisando o papel ele se depara com a cobrança de ICMS sobre o valor da energia, o que o fez lembrar da imunidade recíproca entre os entes. Munido da prerrogativa de procurador, ele vai até a via judicial, alegando a imunidade do município e a necessidade do reconhecimento da dispensa do pagamento daquele imposto. Você como juiz, qual seria a base de sua sentença? 
· Estabelecer que o município deve pagar o tributo e depois requerer a devolução do dinheiro pago, pois foi um erro da distribuidora de inserir o ICMS no papel de luz. 
· Estabelecer que o município não deve pagar o tributo, visto que de fato ele goza de imunidade recíproca, que veda a cobrança de impostos entre os entes federativos. 
· Estabelecer que  o município deve pagar o tributo, visto que as imunidades não atingem os impostos  
· Estabelecer que o município deve pagar tributo, pois a imunidade recíproca só ocorre quando o município for contribuinte de direito e não de fato. 
Questão 7
A igreja Rosas dos ventos foi notificada para pagamento de taxação sobre a coleta de lixo, que foi instituída pelo Município Boca do Sapo. De posse da notificação, o responsável pela igreja procura você, enquanto advogado, para tomar conhecimento se ele deve ou não, realizar aquele pagamento, uma vez que ele soube de alguém, que os templos de qualquer culto, gozavam de imunidades tributárias e assim, não deveria ter recebido aquela cobrança. Como advogado(a), que orientações você daria ao representante dessa igreja?
· A cobrança é ilegítima, uma vez que essa taxa é considerada inconstitucional, pois ela tem que específica e divisível e isso se torna impossível, considerando que não dá para especificar e dividir a quantidade de lixo que morador acumula.
· A igreja goza de imunidade tributária, que veda a cobrança de tributos para templos de qualquer culto, portanto, não deve pagar a taxa.  
· Apesar de a igreja gozar de imunidades, a taxa deve ser paga, uma vez que a imunidade atinge apenas aos impostos e não aos tributos como um todo.
· A taxa não deve ser paga, visto que o município não tem competência tributária para criação de taxas.
Questão 8
Assinale a alternativa correta: 
· Já entendimento pacificado pelo STF que a alteração da data de pagamento do tributo deve sempre respeitar os princípios da anterioridade de exercício e nonagesimal. 
· As imunidades recíprocas são imunidades abarcam as autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações. 
· A união abriu mão de sua capacidade ativa tributária e delegou aos municípios a criação, arrecadação e fiscalização do ITR. Sabe-se que isso é possível, vez que a capacidade ativa tributária é delegável e a somente a competência, indelegável. 
· As revistas em quadrinhos, álbuns de figurinhas, revistas de conteúdos pornográficos, gozam de imunidades de tributárias. 
Questão 9
Você, em parceria com seu colega de turma se formaram, passaram no exame da ordem e abrem seu próprio escritório. Logo no início de sua atividade advocatícia, vocês foram procurado por um determinado cliente, que lhes apresentam o seguinte caso: O estado do Rio Grande do Norte aprovou uma nova lei com vistas a esclarecimento sobre a arrecadação e fiscalização do IPVA, ou seja, uma lei expressamente interpretativa. A lei foi aprovada no dia 22 de dezembro de 2021, para ser aplicada a partir do dia 02 de abril de 2012. Considerando a situação, você enquanto advogado(a), que resposta daria a seu cliente?
· O estado está munido da legalidade, visto que o artigo do Código Tributário Nacional assevera que a lei tributária pode retroagir em se tratando de lei expressamente interpretativa, desde que não comine penalidade.
· O estado violou ao princípio da legalidade e anterioridade de exercício
· O estado não tinha poder para tal, pois é de competência do poder judiciário interpretar e responder as reclamações existentes, sem falar que isso feriria ao princípio da legalidade.
· O estado feriu grosseiramente ao princípio da anterioridade de exercício e da anterioridade nonagesimal.
Questão 10
Analise as assertivas e realize o julgamento se as informações contidas nas situações, condizem com a previsão legal:  
 
I - Damião, natural e residente do município Y recebeu o boleto do IPTU e percebeu que o valor estava bem acima do que sempre pagava. O imóvel de Damião era uma linda mansão localizada no centro da cidade. Intrigado com o ocorrido, Damião se encaminhaaté a Secretaria da Fazenda de sua cidade, para descobrir o que aconteceu com seu IPTU, uma vez que havia subido bastante e foi informado que o município aplicava a alíquota progressiva e que o imóvel dele se enquadrava no valor que contemplava essa progressividade. Inconformado, Damião procura um advogado e recebe a orientação de que a prefeitura estava correta e que ela estava apenas aplicando a alíquota progressiva fiscal, em razão do valor do imóvel e que isso era previsão constitucional.
II - A taxa pode ser criada por todos os entes federativos e essa possibilidade ocorre em duas situações: mediante um serviço ofertado e o efetivo exercício do poder de polícia. Sabe-se ainda, que é possível ao ente, exigir o pagamento compulsório, mesmo sem a utilização do serviço por parte do contribuinte ser efetivada. 
III – João Pedro é um cidadão de bem, muito bem-conceituado na comunidade em que vive. Cumpre com os deveres de cidadão e sempre mantém seus tributos em dia. Ele resolveu procurar a prefeitura para cancelar o pagamento de taxas, visto que ele não faria uso do serviço ofertado pela coleta de lixo, porque ele mesmo era quem dava cabo de seu próprio lixo. Seu João saiu da secretaria aliviado, quando a funcionária lhe explicou que isso era possível, desde que ele comprovasse de forma clara, que não utilizava o serviço. 
IV – No CTN temos a previsão legal para a implementação da taxa de iluminação pública e a competência tributária para a instituição do tributo é dos municípios
· Apenas a I e a II estão corretas
· Apenas a I, II e IV estão corretas 
· Todas as alternativas estão corretas 
· Apenas a I e a IV estão corretas

Continue navegando