A maior rede de estudos do Brasil

ED UNIP

Tecnologia simplificada para terceira idade se destaca na IFA

Os aparelhos ou dispositivos tecnológicos mais fáceis de usar ou considerados adaptados à terceira idade ocupam um lugar importante no atual Salão Eletrônico IFA de Berlim. São celulares com teclas maiores, aspiradores de pó robotizados que não dão dores nas costas do usuário, por exemplo, assim como as últimas novidades em termos de aparelhos auditivos.

Segundo a Eurostat, na Europa, a Alemanha é o país que conta com o maior número de habitantes com mais de 65 anos. "Trata-se de um mercado importante e em pleno crescimento", explica Markus Schmitt-Fumian, vice-presidente da Gigaset, uma companhia alemã especializada em telefonia fixa. "O design é muito importante, mas quem configura os telefones não são os septuagenários, e sim um filho ou uma filha", explica.

Beate Munkelt, uma dentista de Münster que veio com seu marido Andreas visitar a exposição, explica que tem muita dificuldade em encontrar um telefone celular que não seja cheio de opções de que não precisa. "Muito prático, elegante e fácil de usar", elogia Beate ao avaliar um celular exposto em um dos stands da feira.

Os usuários não são necessariamente pessoas idosas, pois há também gente mais jovem que prefere usar aparelhos mais simples ou mais resistentes, segundo Schmitt-Fumian.

No entanto, o salão este ano organizou uma visita guiada diária de duas horas de duração para pessoas mais velhas, já que a demanda dessa faixa etária aumentou, afirma Dirk Koslowski, chefe do projeto do IFA, que este ano abriu ao público em 31 de agosto, dois dias depois da apresentação à imprensa.

"As pessoas de idade gostam de jogar golfe, trabalhar no jardim, velejar", diz Eveline Pupeter-Fellner, diretora-geral da Emporia, uma empresa austríaca especializada em telefones celulares para pessoas de idade. Ela mostra um telefone com uma estrutura reforçada e que também pode ser utilizado quando se está na água

Marketing

UNIP


1 resposta(s)

User badge image

Wadima Borges Magalhaes

Há mais de um mês

A tecnologia chegou com tudo e aos poucos vai tomando espaço, onde criança, jovens e idosos vem fazendo uso desta ferramenta.

A tecnologia chegou com tudo e aos poucos vai tomando espaço, onde criança, jovens e idosos vem fazendo uso desta ferramenta.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes