Buscar

Uma mistura gasosa é constituída por 320 mg de metano, 175 mg de argônio e 225 mg de neônio. A pressão parcial do neônio, a 300 K, é 8,87 kPa.

 Calcule (a) o volume da mistura

e (b) a pressão total da mistura.

💡 1 Resposta

User badge image

Ricardo Martins de Martins

Cara Camila,

Para chegarmos a uma resposta, teremos de utilizar a Lei de Dalton de mistura, supondo que os gases se comportem como ideais. Sendo assim, tal lei preconiza que um gás, em uma mistura ideal, se comporta como se os outros não existissem. Dessa forma, com os dados do neônio, é possível determinarmos o volume do recipiente no qual a mistura se encontra, pois o neônio ocupará todo o espaço disponível, independente da presença ou não de outros gases. Observe que se têm todos os dados, menos o volume do neônio (que também é o mesmo da mistura), que será a incógnita. Aplicando-se P V = n R T, encontra-se um volume de 3,16E-3 m^3. De forma análoga, utilizando-se este volume, as massas dos demais gases e a temperatura dada, encontram-se, aplicando-se novamente P V = n R T, as pressões parciais de metano e argônio. Assim, Pmetano = 15,79 kPa e P argônio = 3,45 kPa. Por fim, somando-se todas as pressões parciais, chega-se ao valor da pressão da mistura, sendo igual a 28,11 kPa.

Creio que seja isso.

Um abraço,

Ricardo.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais