Buscar

Qual alternativa correta?

Leia os excertos a seguir.


 


I - “Trajetória define bem a movimentação do leitor que percorre o objeto. Não o mapa, que fornece um retrato, estático, fixo, mas o trajeto, o andamento. Tem-se, então, como objeto de reflexão o compreender as trajetórias imprevisíveis de leitores em espaços 'pré-fabricados' que não lhe são plenamente conhecidos, por isso, irreconhecíveis.”


 


Fonte: RIBEIRO, Ana Elisa. Novas Tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ Livros, 2012. p. 61




Sabemos que a leitura implica percorrer o texto por meio de diferentes processos de análises, os quais são considerados estratégicos. Com base em seus conhecimentos adquiridos e considerando os excertos lidos, reflita sobre as proposições a seguir.


 


I – O leitor faz uso de conhecimento linguístico e conhecimento de mundo para construir uma relação de sentido pertinente à leitura. 


II – Um leitor, ao ler um texto que aborde o assunto química orgânica, para compreender a mensagem contida, precisa se valer de conhecimentos adquiridos, mesmo que não seja especialista no assunto.


III – A leitura é um percurso longo e árduo, que se efetiva por meio de uma série de habilidades construídas ao longo da vida.


IV – Um texto, assim como a leitura, é estático, não é possível percorrer caminhos diferentes para compreender e estabelecer sentido em uma leitura.


 


Está correto o que se afirma em:


Escolha uma opção:

a. apenas em I e III.

b. apenas em III.

c. apenas em I.

d.

apenas em II e IV.

e. apenas em IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Daniela Rocha

B apenas em III
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais