Buscar

7) Quais são as diferenças do sistema fordista e taylorista?

💡 4 Respostas

User badge image

William Custodio

Taylorismo: Separação do Trabalho por tarefas e niveis hierarquicos / Fordismo: Produção e consumo em massa.

Taylorismo: Racionalização da produção / Fordismo: Extrema especialização do trabalho

Taylorismo: Contole do tempo / Fordismo: Rigida padronização da produção

Taylorismo: Niveis minimos de produtividade / Fordismo: Linha de montagem

1
Dislike0
User badge image

Ana Beatriz Lopes

O Taylorismo e o Fordismo enfatizaram basicamente os princípios de fabricação. O primeiro iniciou o estudo da mão de obra na produção industrial, organizando o trabalho de modo a obter grande produtividade com menor custo.

O Taylorismo é uma teoria administrativa criada pelo americano Frederick Winslow Taylor e cujo objetivo principal é racionalizar o trabalho e assim aumentar a produtividade, visava alcançar a fragmentação máxima do trabalho, de forma a minimizar os movimentos e tarefas supérfluas, bem como o tempo de aprendizado.

No Fordismo, manteve-se o mecanismo de produção e a organização da gerência utilizada do sistema anterior, porém foi adicionada a esteira rolante, estabelecendo um ritmo de trabalho mais dinâmico. Essa filosofia de fabricação também se baseava na produção industrial em massa e visava alcançar maior produtividade através da padronização da fabricação. Este objetivo era alcançado através da divisão do trabalho em tarefas menores, onde cada funcionário é responsável por uma etapa.

0
Dislike0
User badge image

Larissa Souza

O processo desenvolvido a partir do taylorismo é um sistema que consiste na divisão do trabalho e especialização do operário em uma só tarefa. Já o Fordismo, basicamente é que uma junção prática do sistema taylorista e da facilidade das máquinas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais