Buscar

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ERRO DE TIPO E ERRO DE PROIBIÇÃO

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Bianor

No erro de tipo a pessoa tem uma falsa percepção da realidade, nela é excluído o dolo do agente. Já no erro de proibição, o agente acaba não sendo penalizado pela ilicitude do fato, ou seja, acredita ser lícito algo que, de fato, é ilícito. São bem parecidos mas com a prática conseguimos diferenciar muito bem.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O erro de tipo se divide em: essencial e acidental. O erro de tipo essencial incide sobre um dos elementos constitutivos do tipo penal, conforme art. 20 do Código Penal. O erro de tipo essencial caso seja invencível, exclui o dolo e a culpa (fato atípico). Caso vencível, exclui apenas o dolo, permitindo a punição a título de culpa, se houver previsão legal.

Já o erro de tipo acidental diz respeito aos elementos secundários do tipo. O erro de tipo acidental pode ser sobre a pessoa, objeto, erro na execução ou resultado diverso do pretendido. Nos casos de erro de tipo acidental, não há exclusão da tipicidade ou diminuição de pena e o agente responde como se tivesse atingido quem pretendia (art. 20 §3º do CP)

No erro de proibição, o indivíduo quer praticar a conduta tanto do ponto de vista objetivo quanto subjetivo, mas age desse modo pois acredita estar praticando um fato lícito/permitido, nos termos do art. 21 do Código Penal. Caso o erro seja inevitável, o agente está isento de pena, mas caso seja evitável, a pena poderá ser diminuída de um sexto a um terço.

Enquanto o erro de tipo se vincula à tipicidade, o erro de proibição está relacionado à culpabilidade.

1
Dislike0
User badge image

Vanessa Cabral

O erro de tipo, que pode ser classificado em essencial ou acidental, incide sobre o fato típico, excluindo o dolo, em algumas circunstâncias. Por outro lado, o erro de proibição, que pode ser direto ou indireto, não exclui o dolo, pois incide na culpabilidade, terceiro requisito para a existência do crime.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais