Buscar

Desde modo, como o CÉREBRO se comporta durante longos períodos de jejum, para aumentar o tempo de permanência do organismo em jejum?

“O organismo humano tem uma capacidade notável de sobreviver sem ingerir alimentos por longos períodos de tempo, da ordem de 2 meses no caso de indivíduos saudáveis e até um ano para obesos, devido a lipólise do tecido adiposo. [...] Com 24 horas de jejum, o glicogênio hepático esta praticamente esgotado e, após este tempo a gliconeogênese será a única via capaz de manter a glicemia. O principal substrato da síntese de glicose são os aminoácidos provenientes da degradação de proteínas dos músculos esqueléticos. [...] Um indivíduo adulto tem na sua massa muscular cerca de 6 kg de proteína e não pode perder mais de 50% deste total sem risco de morte. Como cerca de 200 g de proteína devem ser degradados para produzir os 120 g diários de glicose consumidos pelo cérebro, o conteúdo protéico proveria glicose por duas semanas apenas”. Fonte: Marzzoco & Torres. Bioquímica Básica 3ª ed. Guanabara Koogan. 2007. Desde modo, como o CÉREBRO se comporta durante longos períodos de jejum, para aumentar o tempo de permanência do organismo em jejum?



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais