Buscar

Expor o caráter elitista do positivismo conservador:

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Dos Santos

A hipótese central do positivismo é de que a sociedade humana é regulada por leis naturais. Disso decorrem duas consequências: primeiro, o método usado nas ciências sociais deve ser o mesmo que o usado nas ciências da natureza; segundo: do mesmo modo que as ciências naturais são alheias a qualquer juízo de valor, ideologia ou visão do mundo, as ciências sociais devem ser neutras.

O caráter conservador do positivismo só aparece com Augusto Comte, antes dele Saint-Simon, que foi o primeiro a usar o termo positivo vinculado à ciência, havia formulado uma ciência da sociedade segundo um modelo biológico, porém de acentuado teor crítico-utópico, se referindo ao clero e a aristocracia como "parasitas" do corpo social.

Augusto Comte é herdeiro direto de Saint-Simon, contudo, criticou o caráter negativo de seu antecessor ao elaborar o seu sistema, que ele chamou de "física social". Para ele, a ciência social tem por objetivo apenas constatar as leis que regulam a ordem social e não tem qualquer poder de subvertê-la. Para Comte, "indispensável concentração das riquezas nas mãos dos senhores industriais", a desigualdade de renda, a submissão do proletariado a burguesia e mesmo da mulher ao homem eram fenômenos naturais, tais quais os fenômenos biológicos, químicos e astronômicos.



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais