Buscar

PRÁTICAS TRABALHISTAS

A legislação trabalhista no Brasil prevê limites para a jornada de trabalho. A legislação estipula limites diários, semanais e mensais. De acordo com a legislação trabalhista, qual é o limite diário, semanal e mensal para os empregados em geral (não considerar categorias diferenciadas)?

r.: De acordo com a legislação trabalhista, o limite diário, semanal e mensal para os empregados em geral corresponde a: 8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais.

💡 1 Resposta

User badge image

Larissa Larissa

Pela legislação trabalhista, a jornada de trabalho deve ser organizada em 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais. No entanto, existem algumas exceções que são determinadas pela própria lei, por meio de acordos, convenções coletivas e regulamento individual de cada empresa. No caso dos enfermeiros, por exemplo, a categoria sindical determina uma jornada de apenas 30 horas semanais.

Como veremos mais adiante, mesmo considerando horas extras ou jornadas diferenciadas (ou até situações de força maior), existe um limite para a quantidade de horas que um funcionário pode trabalhar por dia. Esse máximo é de 10 horas.

A jornada semanal é a base para determinar quantas horas por dia um funcionário deve trabalhar, bem como seus horários de entrada, saída e almoço. Para um funcionário que trabalha 44 horas semanais, de segunda a sexta-feira, a jornada diária não é de 8 horas, mas sim de 8h48min.

A jornada de trabalho é importante, porque ela está diretamente relacionada ao cálculo do salário, influenciando o cômputo das horas extras, horas noturnas, faltas e outros. Ou seja, o salário bruto — registrado na Carteira de Trabalho de um funcionário — é referente às 44 horas semanais ou de 220 horas mensais, exigidas pela legislação.

Porém, se o trabalhador exceder este total de horas, deverá receber um valor adicional de horas extras. Da mesma forma, se ele não atingir esse total de horas, isso será proporcionalmente descontado em folha de pagamento.

O controle das horas trabalhadas por um funcionário é feito por meio da folha de ponto. Esse documento pode ser gerado automaticamente, com o uso de um ponto eletrônico, ou registrado manualmente. Na folha de ponto ficam marcadas todas as entradas e saídas do funcionário, inclusive para o intervalo intrajornada, bem como atrasos e faltas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

PRÁTICAS TRABALHISTAS

Práticas Trabalhistas Rh

ESTÁCIO

User badge image

Sandra Silva

Question Icon

Praticas trabalhistas

Práticas Trabalhistas Rh

ESTÁCIO

User badge image

Roberta Avlis

Question Icon

PRÁTICAS TRABALHISTAS

Práticas Trabalhistas Rh

ESTÁCIO

User badge image

Sandra Silva

Materiais relacionados